Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Compras de activos do BCE atingem valor mais elevado em seis semanas

O banco central da Zona Euro aumentou significativamente as compras de instrumentos de dívida titularizada. Um factor que, juntamente com o maior investimento em "covered bonds", permitiu recuar a aquisição de títulos de dívida pública.

Reuters
10 de Agosto de 2015 às 15:15
  • 1
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE) comprou 14.360 milhões de euros em activos, entre 3 e 7 de Agosto. O montante mais elevado das últimas seis semanas, com destaque para o investimento em instrumentos de dívida titularizados. A manter-se o ritmo, a instituição liderada por Mario Draghi (na foto) deverá alcançar o seu objectivo mensal de 60 mil milhões. 

A instituição monetária da Zona Euro injectou 10.809 milhões de euros no mercado, através das compras de activos do sector público (PSPP), segundo os dados divulgados pelo BCE esta segunda-feira, 10 de Agosto. Uma redução face aos 11.009 milhões registados na semana anterior, sendo que o montante fica cerca de 1.000 milhões abaixo da média semanal.

Já as compras de "covered bonds" subiram de 2.317 para 2.642 milhões de euros, ao passo que o investimento em instrumentos de dívida titularizados ascendeu a 889 milhões. Um montante superior aos 286 milhões registados na semana anterior e quase três vezes a média semanal, desde o início do PSPP.

Feitas as contas, a instituição liderada por Mario Draghi injectou um total de 11.804 milhões de euros no mercado, acima dos 10.809 milhões registados entre 27 e 21 de Julho e o valor mais elevado em seis semanas. Apesar da falta de liquidez no mercado, característica do mês de Agosto, o BCE deverá conseguir alcançar o objectivo mensal de 60 mil milhões, caso mantenha o ritmo de compras nas próximas semanas.



Ver comentários
Saber mais compras de activos programa de compra de activos do sector público PSPP dívida soberana obrigações BCE Banco de Portugal mercado de dívida mercados política monetária economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio