Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Compras de dívida do BCE registam pior semana de sempre

A instituição monetária da Zona Euro investiu menos de 12 mil milhões de euros na última semana. Um montante reduzido, que indicia as possíveis dificuldades que o BCE está a enfrentar para comprar títulos em período de férias. Ainda assim, o objectivo mensal deverá ser alcançado.

Bloomberg
Negócios 27 de Julho de 2015 às 15:41
  • ...

As compras de activos pelo Banco Central Europeu (BCE) atingiram o valor mais baixo de sempre na última semana. Entre activos do sector público, "covered bonds" e instrumentos de dívida titularizados, a instituição monetária investiu apenas 11.851 milhões de euros. Ainda assim, o objectivo mensal de 60 mil milhões de euros deverá ser alcançado.

O banco central liderado por Mario Draghi comprou 10.263 milhões de euros, através do programa de compra de activos do sector público (PSPP), na semana terminada a 24 de Julho. Um montante que contrasta com os 11.271 milhões registados no período anterior.

Já a injecção de liquidez nos mercados através das "covered bonds" ficou-se pelos 1.511 milhões de euros, abaixo dos 1.929 alcançados entre 13 e 17 deste mês. Por outro lado, as compras de instrumentos de dívida titularizados subiram de 64 para 77 milhões.

Feitas as contas, o BCE investiu apenas 11.851 milhões de euros na última semana. Um montante que se afigura como o mais reduzido desde o início do PSPP, a 9 de Março. Este poderá ser um sinal de que a instituição estará a ter dificuldades em adquirir títulos no mercado, numa altura em que há menos investidores no mercado.

Mas o banco central deverá, ainda assim, alcançar o seu objectivo mensal de 60 mil milhões de euros para as compras de activos. Isto porque o BCE já terá comprado cerca de 46.900 milhões em activos este mês, tendo apenas de investir mais 13.100 milhões ao longo desta semana.

Mesmo que o montante não seja alcançado, a situação não é preocupante. Diversos responsáveis tinham já prevenido para essa eventualidade durante os meses de verão, o que levou o BCE a acelerar as compras de activos em Maio e Junho. No total, a instituição investiu nesses meses mais 5.418 milhões que o objectivo mensal.

Ver comentários
Saber mais compras de activos programa de compra de activos do sector público PSPP dívida soberana obrigações BCE Banco de Portugal mercado de dívida mercados política monetária economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio