Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE adquiriu mais de 14 mil milhões em activos na semana passada

A instituição monetária da Zona Euro adquiriu um total de 14,299 mil milhões de euros em activos, na semana terminada a 10 de Julho. Um montante superior ao registado no período anterior, mas que fica abaixo da média.

Andrew Harrer/Bloomberg
13 de Julho de 2015 às 15:11
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE) comprou 14,299 mil milhões de euros em títulos de dívida, entre 6 e 10 de Julho. Através dos três programas de compra de activos, a instituição liderada por Mario Draghi (na foto) acelerou, assim, a intervenção no mercado, uma vez que, na semana anterior, a aquisição de títulos ficou pelos 12,538 mil milhões. Contudo, o montante é inferior à média registada desde o início do programa de compra de activos do sector público (PSPP).

 

A instituição monetária da zona Euro adquiriu 2,188 mil milhões de euros em "covered bonds". Um montante que supera os 1,491 mil milhões registados no período anterior. Já a intervenção através do programa de compra de instrumentos de dívida titularizados ascendeu a 431 milhões, o que faz desta a melhor semana entre as últimas quatro.

 

Também as compras de obrigações de Estados, agências governamentais, bancos de desenvolvimento multilaterais e organizações internacionais foram superiores. O BCE investiu 11,680 mil milhões de euros nestes títulos, acelerando face aos 10,766 mil milhões registados pelo PSPP na semana anterior.

 

Ainda assim, a intervenção do BCE ficou aquém do que tem sido registado. A instituição monetária já chegou a comprar quase 20 mil milhões de euros em obrigações numa só semana, sendo que a média da aquisição de títulos, desde o início do PSPP, é de 14,8 mil milhões.

 

 

Ver comentários
Saber mais compras de activos programa de compra de activos do sector público PSPP dívida soberana obrigações BCE Banco de Portugal mercado de dívida mercados política monetária economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio