Notícia
BCE adquiriu 13,3 mil milhões em activos na última semana
A instituição monetária da Zona Euro voltou a abrandar a aquisição de títulos de dívida. As compras de activos do sector público registaram uma das piores semanas de sempre, ao passo que a intervenção no mercado de instrumentos de dívida titularizados foi a mais reduzida desde Maio.
O Banco Central europeu (BCE) adquiriu um total de 13.264 milhões de euros em activos, na semana terminada a 17 de Julho. Um abrandamento face ao período anterior, com as compras de activos do sector público (PSPP) a registarem uma das piores semanas desde o início do programa. Já a aquisição de instrumentos de dívida titularizados atingiu o montante mais baixo desde 8 de Maio.
Entre os três programas de compras de activos, a instituição liderada por Mario Draghi (na foto) voltou a abrandar o ritmo da intervenção no mercado. Foram 13.264 milhões de euros, montante que fica abaixo dos 14.299 milhões registados no período anterior.
A aquisição de títulos no âmbito do PSPP caiu de 11.680 milhões de euros para 11.271 milhões. Um valor que, entre as 19 semanas de duração do programa, apresenta-se como o sexto pior alguma vez registado.
Mas os maus dados estendem-se aos restantes programas. Em 39 semanas de existência, as compras de "covered bonds" atingiram o oitavo pior montante. Ficaram pelos 1.929 milhões de euros, abaixo dos 2.188 milhões registados na semana anterior.
Já a aquisição de instrumentos de dívida titularizados passou de 431 milhões de euros para 64 milhões. O quinto pior montante, entre 31 semanas de programa, mas também o mais reduzido desde 8 de Maio.
Feitas as contas, os activos que o BCE tem no âmbito do PSPP ascendem a 227.617 milhões de euros, ao passo que o balanço do banco central tem 100.175 milhões em "covered bonds". Já os instrumentos de dívida titularizados são agora 9.377 milhões, sendo que estes valores totais estão ajustados ao custo amortizado.