Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE volta a travar e regista a pior semana das compras de activos

O objectivo mensal da instituição monetária da Zona Euro está agora mais longe. O BCE registou a pior semana de sempre das compras de activos, com o investimento em "covered bonds" a atingir mínimos.

Reuters
24 de Agosto de 2015 às 15:36
  • 1
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE) comprou 11.263 milhões de euros em activos, através dos três programas actualmente em curso. Este é o montante mais baixo alguma vez investido pela instituição, desde que iniciou o programa de compra de activos do sector público (PSPP) em Março. E as compras de "covered bonds" terão mesmo alcançado um dos valores mais baixos de sempre.

A instituição liderada por Mario Draghi (na foto) investiu 9.886 milhões de euros em activos do sector público – que inclui obrigações soberanas -, na semana terminada a 21 de Agosto. Menos do que os 10.177 milhões registados no período anterior, segundo os dados publicados pelo BCE esta segunda-feira, 24 de Agosto, e o terceiro montante mais reduzido desde o início do PSPP, a 9 de Março deste ano.

Já a aquisição de "covered bonds" caiu de 1.414 milhões para 1.120 milhões de euros. Esta poderá mesmo ser a pior semana de sempre destes activos, cujo programa começou a 24 de Outubro de 2014 (o valor entre 29 de Dezembro e 2 de Janeiro é desconhecido, já que o BCE apresentou apenas a variação com o custo amortizado da carteira de activos).

Por fim, o investimento em instrumentos de dívida titularizados recuou de 332 milhões para 257 milhões de euros. Feitas as contas, a instituição monetária da Zona Euro investiu um total de 11.263 milhões entre 17 e 21 de Agosto, o que faz desta a pior semana das compras de activos.

Com este montante, o BCE deverá falhar o objectivo mensal de 60 mil milhões de euros. Se as compras de activos continuarem a este ritmo, a instituição monetária deverá ficar-se pelos 52,5 milhões de euros em Agosto. Ou seja, 7,5 mil milhões abaixo do valor procurado pelo banco central, mas que são compensados pelos cerca de 7,9 mil milhões investidos a mais entre Abril e Julho.

Ver comentários
Saber mais compras de activos programa de compra de activos do sector público PSPP Portugal dívida soberana obrigações BCE Banco de Portugal mercado de dívida mercados política monetária economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio