Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Compras de activos do BCE ficam pelos 11,9 mil milhões de euros

A instituição monetária da Zona Euro alcançou o segundo valor mais baixo de sempre das compras de activos. O investimento abrandou nos três programas do BCE e o objectivo mensal será agora mais difícil de alcançar.

Bloomberg
17 de Agosto de 2015 às 15:23
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE) investiu 11,9 mil milhões de euros nos três programas de expansão monetária, ao longo da semana terminada a 14 de Agosto. O segundo montante mais baixo de sempre, com o forte abrandamento das compras de "covered bonds". O objectivo mensal de 60 mil milhões será agora mais difícil de alcançar.

A instituição liderada por Mario Draghi (na foto) injectou no mercado 10.177 milhões de euros, através do programa de compra de activos do sector público (PSPP), segundo os dados revelados esta segunda-feira, 17 de Agosto. Uma queda face aos 10.809 milhões registados na semana anterior, mas também o valor mais baixo desde 1 de Maio.

As compras de "covered bonds" passaram de 2.642 milhões para 1.414 milhões de euros, o valor mais baixo desde 26 de Dezembro e o segundo mais baixo desde o início do programa, em Outubro. Já o investimento em instrumentos de dívida titularizados ascendeu a 332 milhões, ficando abaixo dos 889 milhões registados no período anterior.

A instituição monetária da Zona Euro comprou, assim, um total de 11.923 milhões de euros em activos, um montante muito inferior aos 14.340 milhões alcançados entre 3 e 7 de Agosto. Este é o segundo valor mais baixo desde que o BCE deu início ao PSPP.

Desta forma, o objectivo mensal para as compras de activos ficou agora mais complicado. Se o BCE mantiver as compras de activos no ritmo médio registado desde o início de Agosto, o balanço do banco central terá aumentado apenas 55 mil milhões de euros, falhando assim a meta de 60 mil milhões.

Mas este risco foi já reconhecido por diversos responsáveis da instituição. Benoit Coeure, membro da comissão executiva do BCE, explicou em Maio que as compras de activos iriam ser aceleradas, de modo a antecipar a baixa liquidez típica dos meses de verão. Isso mesmo reflectiu-se nos montantes mensais, uma vez que o banco central investiu entre Maio e Julho mais sete mil milhões que o previsto.

Ver comentários
Saber mais compras de activos programa de compra de activos do sector público PSPP dívida soberana obrigações BCE mercado de dívida mercados política monetária economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio