Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O que disse Susana Caixinha na 10ª audição do inquérito ao BES?

As fraudes são difíceis de detectar. As equipas permanentes do Banco de Portugal nos bancos nem sempre têm de estar nas suas instalações. A equipa permanente do BES nunca teve dificuldades em aceder a informação. Conclusões da mais curta audição do inquérito ao BES.

Bruno Simão
04 de Dezembro de 2014 às 16:57
  • 3
  • ...

Das 16h00 e pouco até às 18h00. Foram pouco menos de duas horas. Foi a mais curta audição da comissão parlamentar de inquérito ao Banco Espírito Santo e ao Grupo Espírito Santo. Foram avançados poucos esclarecimentos sobre a forma como a supervisão permanente actuava sobre o banco, equipa da qual Susana Caixinha fez parte. A informação transmitida pela técnica do Banco de Portugal foi limitada a ponto de os deputados optarem por cancelar a audição da sua colega, Sara Santágueda.

 

A equipa permanente de acompanhamento ao Grupo Espírito Santo Financial Group (que controlava o BES) foi criada em 2009, contou a técnica do Banco de Portugal que pediu para não ser filmada nem fotografada. Para esta equipa, Susana Conceição Caixinha só entrou em 2012. Nessa altura, já era pedido ao grupo, que tinha acesso permanente a bases de dados do BES e também às suas instalações, que ajudassem nas inspecções transversais realizadas pelo Banco de Portugal ao banco (inspecções que afectaram vários bancos).

 

Tendo pouco a dizer, Susana Caixinha respondeu várias vezes "não serei a pessoa mais indicada para o esclarecer". Contudo, ainda disse que a equipa permanente não estava sempre nas instalações. "Temos instalações permanentes. Não temos que estar lá todos os dias".

 

Sobre o seu trabalho do Banco de Portugal no BES, Susana Caixinha afirmou que "fraudes são muito difíceis de identificar". "Nada do que constava na informação da gestão a que tinha acesso indiciava qualquer tipo de fraude". Nunca sofreu qualquer tipo de limitações no acesso à informação, garantiu. "Mas não posso falar por todo o Banco de Portugal".

Ver comentários
Saber mais Banco Espírito Santo Grupo Espírito Santo técnica do Banco de Portugal Sara Santágueda Susana Conceição Caixinha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio