Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Centeno diz que receita orçamental portuguesa é exportável para a Europa

O ministro das Finanças considera que o que mudou em Portugal desde a chegada ao Governo foi que os portugueses voltaram a ter confiança no país e que a solução de implementar uma “nova política” com respeito pelos compromissos com Bruxelas pode ser decalcada para o resto da Europa.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 17 de Abril de 2017 às 11:33
  • ...

"Penso que o modelo português – dar uma alternativa sem perturbar a estabilidade do sistema – é uma receita exportável para todo o continente," afirmou Mário Centeno em entrevista ao jornal italiano La Reppublica publicada na passada quarta-feira, na véspera da aprovação do Programa de Estabilidade e Crescimento.

Questionado sobre qual é a receita para a "Primavera de Portugal", Centeno responde: "Simples. Os portugueses voltaram a ter confiança no país. Porque fomos capazes de lhes mostrar uma alternativa às políticas praticadas até agora na Europa, demonstrando que os sacrifícios dão frutos."

E volta a enumerar os resultados acenados pelo Governo socialista - como o défice mais baixo da democracia (2% em 2016), o crescimento das exportações (0,9% em 2016, o pior ano desde 2009) e o início da descida da dívida (em 2016 aumentou 9,5 mil milhões de euros para 241,1 mil milhões, podendo ficar em 129,7% do PIB) - para justificar a estratégia seguida. 

Evitando referir-se à política do Governo liderado por António Costa como anti-austeritária, Centeno prefere chamar-lhe um "pacote de reformas" que permitiu concluir que foi "um erro" condenar a Europa à austeridade.


E resumindo a "lição portuguesa", o ministro aponta o sentido de responsabilidade demonstrado pelos partidos (sem nomear) que, alega, permitiram pôr em prática novas soluções políticas sem abandonarem os compromissos com a Comissão Europeia.

Ver comentários
Saber mais Mário Centeno Programa de Estabilidade e Crescimento António Costa La Reppublica política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio