Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Síria: Presidente francês diz que comunidade internacional responderá esta semana

O Presidente de França, François Hollande, assegurou esta segunda-feira que a resposta da comunidade internacional ao alegado ataque químico nos arredores de Damasco será dada esta semana.

26 de Agosto de 2013 às 10:28
  • 2
  • ...

"Tudo se vai pedir nesta semana. Há várias opções em cima da mesa, que vão do reforço das sanções internacionais até incursões aéreas, passando por armar os rebeldes", declarou o chefe de Estado francês ao diário “Le Parisien”.


Hollande advertiu que, embora seja muito cedo para dizer "categoricamente" o que vai acontecer, vai dar-se "algum tempo" ao processo diplomático, mas "não se vai esperar muito”.

 

"Não se pode ficar sem agir face ao uso de armas químicas", disse o Presidente francês, que no fim-de-semana conversou por telefone com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e com a chanceler alemã, Angela Merkel, entre outros, para começar a coordenar a resposta.

 

"A que vão levar as nossas discussões? Vai saber-se nos próximos dias", disse à emissora de rádio "Europe 1" o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, para quem a comunidade internacional "não pode contentar-se" com a afirmação de que o que aconteceu na última quarta-feira é "inaceitável".

 

"Todas as opções estão em aberto", insistiu o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, que frisou que a reacção será "proporcional ao massacre".

 

As autoridades sírias deram no domingo luz verde para a missão das Nações Unidas visitar esta segunda-feira os arredores de Damasco, onde a oposição denunciou os assassinatos, e investigar denúncias de uso de armas químicas.

 

"A presença de inspectores da ONU é tardia. Uma série de provas pode desaparecer", lamentou Fabius, que criticou o regime de Bashar al-Assad por ter impedido que a investigação tivesse lugar mais cedo. 

Ver comentários
Saber mais Síria armas químicas Damasco François Hollande Barack Obama Angela Merkel David Cameron
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio