Notícia
Empresas russas já estão a usar bitcoin em transações internacionais
O ministro das Finanças russo revelou que as empresas já estão a usar criptomoedas e outros ativos digitais minerados na Rússia para realizar pagamentos. Esta é uma forma de escapar às sanções.
Há empresas russas que estão usar bitcoin e outras moedas digitais para realizar pagamentos internacionais, depois de em agosto o Presidente Vladimir Putin ter aprovado um decreto que permitia o uso experimental de criptomoedas em pagamentos internacionais.
"Como parte do regime experimental é possível usar bitcoins mineradas na Rússia [para transações internacionais]", disse o ministro das Finanças russo, Anton Siluanov numa entrevista ao canal Russia 24, citado pela Reuters.
"Essas transações já estão a ocorrer. Acreditamos que devem ser expandidas e desenvolvidas. Estou confiante de que isso acontecerá no próximo ano", acrescentou, reforçando que os pagamentos internacionais em moeda digital são o futuro.
O aumento destes pagamentos surge em plena colocação em prática de sanções que têm complicado o comércio com parceiros como a China e a Turquia, com os bancos locais mais cautelosos com transações relacionadas com a Rússia para evitarem o escrutínio dos reguladores ocidentais, quer da União Europeia, quer dos Estados Unidos.
O Presidente russo afirmou que a atual administração norte-americana estava a reduzir o papel do dólar como moeda de reserva, utilizando-a com propósitos políticos que forçaram vários países a optarem por ativos alternativos. Um dos exemplos dados por Vladimir Putin foi a bitcoin, justificando com o facto de a criptomoeda não ser regulável.