Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sondagens dizem que democratas têm mais hipóteses com Joe Biden na corrida à Casa Branca

Uma sondagem publicada esta quinta-feira, 20 de Agosto, não traz notícias agradáveis a Hillary Clinton e o cenário poderá piorar com a possível pressão para entrada do vice-presidente Joe Biden na corrida à Casa Branca.

Bloomberg
20 de Agosto de 2015 às 17:47
  • 3
  • ...

Se as eleições fossem hoje, Hillary Clinton e Donald Trump iriam ganhar as eleições primárias pelo partido democrata e republicano, respectivamente, nos Estados de Flórida, Ohio e Pensilvânia. No entanto, se o vice-presidente norte-americano, Joe Biden, entrasse na equação teria iguais ou melhores hipóteses contra o polémico candidato republicano, conclui uma sondagem da Universidade norte-americana Quinnipiac, Connecticut. O que coloca Hillary sob uma grande pressão e "em grandes problemas", escreve um dos autores da sondagem revelada esta quinta-feira.

Os autores da sondagem optaram por focar-se na Flórida, Ohio e Pensilvânia porque desde 1960 nenhum candidato venceu a corrida presidencial sem ter garantido a vitória em pelo menos dois destes Estados.

Apesar de Hillary Clinton liderar a corrida às eleições primárias nos três Estados norte-americanos em estudo, a antiga secretária de Estado é também a candidata democrata com pior rating de preferência, considerada como não sendo de confiança ou honesta. O mesmo cenário se aplica ao polémico candidato republicano, Donald Trump.

A candidata democrata está a perder vantagem nas eleições primárias e está com menos de metade dos votos nos três Estados, com 45% dos votos na Pensilvânia, 47% em Ohio e 48% na Flórida.

O primeiro debate republicano teve um impacto, com Jeb Bush a perder em temas importantes como no produto interno bruto, mas a conquistar os eleitores em "honestidade, empatia e temperamento para liderar uma crise internacional", escreve Peter A. Brown, um dos assistentes na sondagem.

Clinton parece conquistar a confiança dos americanos através da sua capacidade de liderança nos três Estados, onde ganha vantagem sobre Joe Biden nesta análise. O mesmo acontece com Donald Trump e Jeb Bush, sendo que o último é o que conquista melhores resultados, com cerca de 72% dos eleitores na Flórida a acreditarem na capacidade de liderança do irmão de George W. Bush, e também por isso filho do antigo presidente americano George H. W. Bush, conhecido por Bush-Pai.

No Estado da Flórida, Clinton continua a liderar os democratas, com 48% enquanto Trump conquista menos de metade dos votos, mas ainda assim na liderança do partido republicano. Já no cenário das eleições para a Casa Branca, o resultado é menos positivo para Clinton, que perde para Bush e Rubio, mas vence em Ohio e na Pensilvânia contra Trump.


Na Pensilvânia, Jeb Bush derrota Hillary Clinton por três pontos percentuais. A diferença desce para 1% se pelos democratas concorresse Joe Biden. O mesmo aconteceria com Marc Rubio, que vence Clinton por cinco pontos percentuais e vê a sua vantagem reduzida para três pontos percentuais a concorrer contra Biden. a concorrer contra Trump, a antiga secretária de Estado teria uma vantagem de cinco pontos percentuais. Biden conquistaria uma vantagem de oito pontos. Uma das explicações poderá estar no facto de cerca de 61% dos eleitores da Pensilvânia considerarem Biden um candidato de confiança e honesto.

Em Ohio, Bush derrotaria Clinton, mas perderia contra Biden. Clinton venceria Trump por cinco pontos percentuais. Uma vantagem que duplica com os resultados conquistados com Joe Biden a representar os democratas. Com Marc Rubio a corrida é também mais renhida com o vice-presidente.


Em suma, se Biden concorresse ganharia nos três Estados contra Donald Trump, conseguiria uma vantagem superior à que seria reunida por Hillary Clinton. Na Flórida, Biden conseguiria 45% dos votos, em Ohio e Pensilvânia 48%. Já Clinton ficaria pelos 43% e 45% em Ohio e na Pensilvânia, e perderia por dois pontos na Flórida, com 41%.

 

Num cenário com Donald Trump a concorrer como independente contra Jeb Bush (a dividir votos entre os republicanos) e Hillary Clinton, a candidata democrata venceria as eleições nos três Estados.

Ver comentários
Saber mais Hillary Clinton Donald Trump Flórida Ohio Joe Biden Jeb Bush Peter A. Brown Estado da Flórida Marc Rubio política eleições Casa Branca EUA América
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio