Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Apoio de Obama a Hillary Clinton "não é automático", diz Casa Branca

O presidente norte-americano não apoiará automaticamente a nomeação de Hillary Clinton como candidata presidencial do Partido Democrata, indicou a Casa Branca, acrescentando que Obama esperará pelas primárias antes de apoiar formalmente um candidato.

13 de Abril de 2015 às 20:57
  • 1
  • ...

Mantendo a tradição de os presidentes em funções não intervirem publicamente na selecção do nomeado seguinte do seu partido, a Casa Branca disse que Obama vai esperar até depois das primárias democratas para dar a conhecer a sua opinião.

 

Inquirido sobre se Obama iria automaticamente apoiar a sua ex-secretária de Estado, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, respondeu "Não, o presidente ainda não deu qualquer apoio, neste momento", apesar de ter proferido no sábado um discurso bastante elogioso sobre Hillary.

 

Durante uma visita ao Panamá, Obama descreveu Clinton como "uma excelente candidata", "uma grande apoiante", "uma extraordinária secretária de Estado" e uma amiga. "Acho que ela seria uma excelente presidente", acrescentou. Para a maioria das pessoas, tais comentários soaram como um apoio declarado.

 

Mas a Casa Branca e o Partido Democrata esforçar-se-ão por obter o máximo de rendimento do apoio de Obama quanto possível.

 

Os apoios oficiais desempenham um papel fundamental na política eleitoral norte-americana, com candidatos a desviarem-se dos respectivos caminhos para cortejar potenciais apoiantes com promessas de cargos aliciantes, se necessário.

 

Sem mais eleições para disputar, Obama poderá simplesmente procurar garantias de que Clinton irá salvaguardar aspectos cruciais do seu legado.

 

"Há outras pessoas que são amigas do presidente que poderão, a dada altura, decidir entrar na corrida", argumentou Earnest. Assim que "os votantes de todo o país tiverem decidido quais deverão ser os nomeados Democratas, penso que o candidato Democrata pode ficar confiante de que terá o apoio do presidente Obama e contará com a sua presença na campanha", disse o porta-voz.

Ver comentários
Saber mais Obama Hillary Clinton EUA eleições presidenciais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio