Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Regling: "Grécia continua a satisfazer todos os seus compromissos com os seus credores"

O presidente do Mecanismo Europeu de Estabilidade - que emprestou 142 mil milhões de euros através do Fundo Europeu de Estabilidade - garante que a Grécia está a cumprir os prazos de pagamentos.

Bruno Simão/Negócios
23 de Março de 2015 às 11:08
  • 4
  • ...

O Governo de Alexis Tsipras continua a cumprir os seus compromissos com os credores internacionais, apesar da incerteza que rodeia o futuro da Grécia. A garantia foi deixada pelo presidente do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) que emprestou 142 mil milhões de euros à Grécia.

 

"Apesar da controvérsia política, a Grécia continua a satisfazer todos os seus compromissos financeiros com os seus credores, incluindo o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira [FEEF]", disse Klaus Regling esta segunda-feira, 23 de Março, citado pela agência Europa Press.

 

O chefe do MEE, que substituiu o FEEF em 2012, garantiu que o Governo grego reembolsou por inteiro os 474 milhões de euros correspondentes aos pagamentos no mês de Fevereiro. Nesse sentido, apontou que Alexis Tsipras tem vindo a garantir que "vai efectuar os pagamentos a todos os seus credores".

 

Vai ser hoje que Alexis Tsipras vai voar para Berlim para se reunir com Angela Merkel. Mas o primeiro-ministro grego enviou uma carta à chanceler alemã na semana passada onde  evidencia os problemas de liquidez da Grécia, que tornam "impossível" ao país conseguir cumprir o pagamento da sua dívida, caso no curto prazo não receba ajuda financeira dos parceiros europeus.

 

Foi na passada sexta-feira que a Grécia pagou quase dois mil milhões de euros aos seus credores em mais uma ronda de reembolsos. Agora, novos pagamentos de dívida só em Abril quando tiver de pagar mais de 2,8 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e a detentores de bilhetes do tesouro.

 

No entanto, a Grécia enfrenta problemas de liquidez. De fora dos mercados e com os bancos gregos ligados ao programa de Assistência de Liquidez de Emergência (ELA) do Banco Central Europeu (BCE), a única grande hipótese para Atenas se financiar são os parceiros europeus.

 

Neste momento, existe uma tranche de 7,2 mil milhões de euros destinada para a Grécia, mas o Eurogrupo só vai dar luz verde ao desembolso quando o Governo de Alexis Tsipras aprovar e aplicar novas reformas.

Ver comentários
Saber mais Governo de Alexis Tsipras Grécia Alexis Tsipras Fundo Monetário Internacional Banco Central Europeu Atenas Eurogrupo economia negócios e finanças economia (geral) macroeconomia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio