Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia não conseguirá pagar ao FMI a 5 de Junho sem acordo com credores

O responsável pelo Parlamento grego deixa um aviso: a Grécia não tem dinheiro para fazer o reembolso ao FMI a 5 de Junho. Os salários e as pensões estão primeiro. Sem acordo, os credores "não receberão qualquer dinheiro", salienta.

20 de Maio de 2015 às 09:53
  • 16
  • ...

"Agora é o momento das negociações avançarem. É o momento da verdade, a 5 de Junho", afirmou em entrevista à estação de televisão ANT1 Nikos Filis, presidente do Parlamento grego, citado pela Reuters.

 

"Se não houver um acordo até lá que resolva o actual problema de financiamento [da Grécia], eles não receberão qualquer dinheiro", salientou o responsável referindo-se aos mais de 310 milhões de euros que Atenas terá de entregar ao Fundo Monetário Internacional no dia 5 de Junho.

 

"Não há dinheiro para os [credores] estrangeiros quando eles não nos dão quaisquer fundos há um ano", acrescentou.

 

O último pagamento realizado pela Grécia ao FMI foi a 12 de Maio, sendo que os 750 milhões de euros foram pagos através da conta de depósito de emergência que Atenas, tal como os restantes países-membros, tem na instituição liderada por Lagarde, num sinal claro de falta de fundos para fazer face a estes encargos.  

 

"Não temos [dinheiro] para fazer o pagamento e isto faz parte da discussão", realçou.

 

A Grécia e os credores continuam em discussões. Ontem a chanceler alemã e o presidente francês pediram "progressos decisivos" ao nível técnico, mas revelaram estar na disposição de se encontrarem com Alexis Tsipras nesta semana, à margem da cimeira de Riga. Em Washington, Christine Lagarde repetiu que há evoluções positivas nas negociações, mas a um ritmo "demasiado lento".

Já esta quarta-feira, Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos e Monetários, afirmou que as negociações com a Grécia estão a progredir, mas precisam de acelerar. O responsável, de acordo com o The Guardian, revelou que as negociações produziram mais resultados nas últimas três semanas do que nos meses anteriores. 

O jornal grego Ta Nea acrescenta ainda que Alexis Tsipras vai apresentar na Cimeira Europeia, agendada para 21 de Maio, um plano de reestruturação da dívida, que estará ligado ao crescimento do país, revela a publicação, sem revelar onde obteve a informação, citada pela Bloomberg.

Ver comentários
Saber mais Nikos Filis Parlamento Grécia Atenas Fundo Monetário Internacional FMI Alexis Tsipras política Pierre Moscovici Christine Lagarde política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio