Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eurogrupo é "importante" mas não haverá qualquer acordo final sobre a Grécia hoje

Os ministros das Finanças da Zona Euro já estão reunidos e a única certeza que parece haver é que sem o trabalho técnico, que ainda não houve tempo de fazer, não haverá qualquer acordo final entre a Grécia e os credores.

  • 9
  • ...

Os responsáveis gregos e os credores estiveram em contacto ao longo do fim-de-semana. Atenas apresentou novas propostas, com o documento a ser enviado esta segunda-feira, 22 de Junho, de manhã, o que não deu tempo para que os credores pudessem fazer uma análise ao nível técnico. E sem este trabalho técnico não será possível chegar a um acordo, salientaram vários ministros das Finanças da Zona Euro à chegada ao Eurogrupo que decorre hoje em Bruxelas e que serve de preparação para a reunião de líderes do euro.

 

"É impossível ter um acordo final" após as reuniões de hoje, afirmou o presidente do Eurogrupo à chegada à reunião dos ministros das Finanças, Jeroen Dijsselbloem. Isto porque "as propostas chegaram muito recentemente". "Vamos ver se temos a base para as negociações finais", acrescentou.

 

Já o ministro espanhol, Luís de Guindos, afirmou que "este tipo de acordo necessita de muito trabalho técnico prévio", o que "não foi feito." Por isso, as reuniões de hoje serão importantes, mas um acordo não deverá ser fechado hoje.

 

Já o ministro alemão, Wolfgang Schäuble, diz não terem sido recebidas "propostas substanciais" vindas da Grécia. Sem essas propostas, não é possível ao Eurogrupo preparar a cimeira extraordinária.

 

O ministro irlandês das Finanças, Michael Noonan, à entrada para o encontro do Eurogrupo disse ter baixas expectativas em relação à reunião. "É o início do processo", afirmou. "Houve muita confusão durante a noite com várias versões das propostas a chegarem pelo que não houve nenhuma preparação e vai ser muito difícil que o Eurogrupo esteja preparado para o encontro. Por isso, a minha expectativa é que vamos encontrar-nos de novo na quinta-feira, antes do encontro do Conselho", acrescentou. 

 

O  ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb, disse à chegada que tem "expectativas muito baixas" com o encontro de hoje.

O porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, afirma, em conferência de imprensa que a Europa "tem um dia muito importante à sua frente." Segundo o responsável, o documento enviado pelo primeiro-ministro grego representa uma boa base para a Cimeira.

 

Antes dos ministros das Finanças da Zona Euro terem entrado para o Eurogrupo e terem prestado declarações aos jornalistas, a chanceler alemã, Angela Merkel, já tinha dado a entender que o dia não seria de fecho de acordo. "Faltam ainda muitos dias esta semana para se tomarem decisões", declarou Angela Merkel, citada pela Reuters

Ver comentários
Saber mais Eurogrupo Grécia Atenas Jeroen Dijsselbloem Luís de Guindos Wolfgang Schäuble Michael Noonan Alexander Stubb Angela Merkel política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio