Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dombrovskis fala em extensão do actual programa grego como solução

O vice-presidente da Comissão Europeia notou que os problemas imediatos de liquidez da Grécia poderão ser solucionados através da extensão do actual programa helénico em curso. Dombrovskis revelou que o plano grego hoje apresentado inclui “propostas de reforma do sistema de pensões e proposta sobre o IVA e sobre outros elementos”.

Bloomberg
22 de Junho de 2015 às 17:46
  • 2
  • ...

A solução para quebrar o impasse nas negociações entre a Grécia e as instituições credoras poderá mesmo passar pela extensão do programa de assistência grego que termina a 30 de Junho. Segundo declarações de Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia, numa entrevista concedida à agência Bloomberg, "há formas de assegurar que a Grécia pode resolver os seus problemas de liquidez neste mês (...), sendo provável que seja necessária uma extensão do programa".

 

Já depois de terminada a reunião dos ministros das Finanças do bloco do euro, que decorreu durante a manhã - finda a qual o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, considerou a proposta grega hoje apresentada "um passo na direcção certa" tendo em vista um acordo ainda esta semana - também Dombrovskis considera que "esta proposta vai na direcção certa", notando que no documento grego "estão também propostas de reforma do sistema de pensões e proposta sobre o IVA e sobre outros elementos".

 

Outra aproximação entre as partes terá ficado patente na proposta grega em relação aos excedentes orçamentais primários, que não contabilizam os custos decorrentes do serviço da dívida, para os próximos quatro anos. "Está em linha com as propostas das instituições, propondo excedentes primários nos próximos quatro anos de 1%, 2%, 3% e 3,5% do PIB, respectivamente", disse Dombrovskis.

 

Tal como Dijsselbloem, o vice-presidente da Comissão disse que agora "precisamos avaliar" as propostas gregas ao nível técnico. No entanto, Dombrovskis adiantou que "continuamos a acreditar que em alguns pontos poderá haver melhores soluções" do que aquelas apresentadas pelas autoridades helénicas.

 

Em jeito de conclusão sobre a proposta grega apresentada aos credores, Valdis Dombrovskis concedeu que "são certamente notícias positivas o facto de haver esta proposta", que permitirá ter "uma proposta abrangente para trabalhar". 

Ver comentários
Saber mais Grécia Valdis Dombrovskis Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio