Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia: Itália espera "conclusão positiva" na Cimeira do euro

O primeiro-ministro italiano antecipou indirectamente que se poderá chegar a um acordo para o problema da Grécia na Cimeira do Euro marcada para o fim do dia de segunda-feira. "Seria um erro não aproveitar esta janela de oportunidade", afirmou Matteo Renzi.

Tony Gentile/Reuters
21 de Junho de 2015 às 16:54
  • ...

O primeiro-ministro italiano (na foto) disse este domingo dia 21 de Junho estarem reunidas todas as condições para que a Grécia e os seus credores internacionais alcancem um acordo benéfico para ambas as partes, pondo fim à crise da dívida grega.

 

"Seria um erro não aproveitar esta janela de oportunidade", afirmou Matteo Renzi numa conferência de imprensa conjunta com o presidente francês, François Hollande, em Milão, acrescentando que a cimeira de emergência dos líderes da zona euro, marcada para segunda-feira no Luxemburgo, deverá ter uma "conclusão positiva".

 

A declaração de Renzi surgiu algumas horas depois de o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ter apresentado propostas para "uma solução definitiva, e não provisória" da crise grega, de acordo com as palavras do primeiro-ministro grego.

 

"Dar-lhe-emos conta da nossa disponibilidade para ajudar a encontrar o caminho para o acordo", acrescentou Matteo Renzi.

 

Entretanto, a líder do maior banco grego mostrou-se optimista, referindo que seria "de loucos" se não houvesse um acordo com os credores.

 

"Penso que irá prevalecer a sanidade e será feito um acordo, porque não consigo encontrar razão para os nossos parceiros e os credores não chegarem a acordo", afirmou Louka Katseli, presidente do Banco Nacional da Grécia, em declarações à rádio BBC.

 

Na segunda-feira, os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se com o objetivo de discutir a situação da Grécia.

 

Esta cimeira foi marcada na quinta-feira pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, após a reunião do Eurogrupo que se realizou no Luxemburgo ter terminado sem qualquer acordo nem avanços nas negociações entre a Grécia e os seus parceiros e credores, quando faltam menos de duas semanas para terminar o atual programa de assistência, a 30 de junho.

 

O último dia deste mês é também a data limite para Atenas pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI) 1,6 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Grécia crise grega cimeira do euro Itália Alexis Tsipras Matteo Renzi
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio