Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banca grega afunda 12% e leva bolsa de Atenas a desvalorizar mais de 4%

Os bancos gregos estão a afundar em bolsa, penalizados pela incerteza em torno do futuro da Grécia no euro. Já os juros da dívida estão a disparar mais de 35 pontos base no prazo a três anos para superarem os 23%.

15 de Abril de 2015 às 13:23
  • 13
  • ...

Os bancos gregos estão a negociar em forte queda esta quarta-feira, 15 de Abril, penalizados pela incerteza em torno do futuro do país no euro, numa altura em que se arrastam as negociações entre Atenas e os parceiros europeus. 

 

O índice FTSA que reúne os bancos gregos afunda 12,03%. As maiores quedas são protagonizadas pelo Piraeus Bank, que perde 17,36%, e pelo Eurobank Ergasias, que recua 17,35%. Já o National Bank of Greece desliza 8,98% e o Alpha Bank 7,08%.

 

O sector financeiro está assim a pressionar a bolsa de Atenas que desce 4,11%, negociando com sinal vermelho pela segunda sessão consecutiva.

 

Ainda esta manhã foi noticiado que o Banco Central Europeu (BCE) voltou a aumentar o valor da linha de liquidez de emergência (programa ELA) para a banca grega para um total de 74 mil milhões de euros.

 

Os bancos gregos estão sem acesso às operações de refinanciamento regulares do BCE, e são estas injecções de dinheiro por parte da autoridade monetária que têm mantido a banca à tona.

 

Por outro lado, os juros da dívida grega estão a subir esta quarta-feira, depois de o país ter realizado uma emissão a três meses esta manhã. Atenas colocou 800 mil euros em títulos a três meses, com uma taxa de juro de 2,7%. Um valor muito superior àquele que foi pago pelo Tesouro português que, numa emissão de títulos com a mesma maturidade realizada esta manhã, aceitou pagar uma taxa de juro média de 0,007%.

 

A ‘yield’ associada à dívida grega a três anos sobe 35,1 pontos base para 23,749%, enquanto na maturidade a cinco anos, o agravamento é de 27,9 pontos base para 16,883%. Já os juros da dívida a dez anos sobem 3,3 pontos base para 11,862%.

 

A deterioração da economia grega nos últimos anos ficou exposta novamente esta quarta-feira, com a divulgação de dados do gabinete estatístico de Atenas, que mostram que o PIB da Grécia diminuiu de 207 mil milhões de euros, em 2011, para 170 mil milhões de euros em 2014. Já a dívida cresceu de 171% para 177% do PIB no ano passado.

 

O relatório mostra ainda que a Grécia registou um pequeno excedente primário de 0,4% do PIB em 2014, um valor muito inferior aos 2% estimados pelo anterior governo em Outubro passado.

Ver comentários
Saber mais Piraeus Bank Eurobank Ergasias National Bank Alpha Bank Atenas Banco Central Europeu Grécia economia negócios e finanças conjuntura mercado e câmbios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio