Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministro das Finanças da Eslováquia: "A Grécia está a aproximar-se do abismo"

Peter Kazimir tem poucas esperanças de que seja possível alcançar um acordo no Eurogrupo de 24 de Abril. Já o porta-voz do ministro das Finanças alemão afirmou que as negociações chegaram a "um impasse".

Bloomberg
15 de Abril de 2015 às 13:32
  • 9
  • ...

"A Grécia está a aproximar-se do abismo". Foi desta forma que o ministro das Finanças da Eslováquia se referiu à actual situação das negociações entre Atenas e os credores. "Perdemos muito tempo. Estou céptico" de que seja possível desbloquear as negociações na reunião de sexta-feira, 24 de Abril, afirmou Peter Kazimir no final de uma reunião do Governo eslovaco.

 

O Eurogrupo reúne-se em Riga, capital da Letónia, para analisar a lista de reformas apresentada pelo Governo de Alexis Tsipras. E, caso seja aprovada, desbloqueada a última fatia do segundo resgate no valor de 7,2 mil milhões de euros.

 

As expectativas de que seja possível alcançar um acordo são, porém, cada vez menores. O porta-voz do ministro das Finanças alemão, Friederike von Tiesenhausen, afirmou esta manhã, citado pelo The Guardian, que as negociações estão "bloqueadas" e que é pouco provável que a nova tranche seja paga ainda este mês. "Este processo é complexo e, no Eurogrupo, ninguém acredita que esteja concluído a 24 de Abril", disse Friederike von Tiesenhausen, de acordo com a Reuters.

 

Ontem, o Comissário Europeu dos Assuntos Económicos e Monetários, Pierre Moscovici, afirmou que as negociações entre a Grécia e os credores podem prosseguir mesmo que não haja acordo no Eurogrupo de 24 de Abril. "Continuaremos", disse nesta terça-feira Pierre Moscovici aos jornalistas, citado pela Lusa, quando questionado sobre o que acontecerá se na próxima reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro (Eurogrupo) não for possível um acordo preliminar sobre as reformas a implementar na Grécia.

 

(Notícia corrigida às 16h51. O Eurogrupo irá reunir-se apenas na sexta-feira, 24 de Abril, em Riga. Por lapso, a peça inicial referia que haveria uma outra reunião dos ministros das Finanças do euro esta sexta-feira, 17 de Abril)

Ver comentários
Saber mais Grécia Eslováquia Atenas Peter Kazimir Eurogrupo Riga Letónia Alexis Tsipras Pierre Moscovici Zona Euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio