Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia: "O FT já fabricou cinco cenários de falência. Mas eu digo-lhe: não vamos falir a 25 de Abril"

O ministro grego da Defesa já reagiu à notícia avançada pelo Financial Times de que Atenas se prepara para um 'default'. Kammenos garante que o país não vai falir, nem aceitar mais austeridade. E, ao contrário do que escreveu o alemão Bild, eleições antecipadas também não estão em cima da mesa.

Panos Kammenos, líder dos Gregos Independentes (ANEL), que acordou formar Governo com o Syriza.
Reuters
14 de Abril de 2015 às 10:15
  • 24
  • ...

Depois de o jornal alemão Bild ter avançado ontem que o primeiro-ministro grego admitia convocar novas eleições dependendo do resultado das negociações com Bruxelas, a resposta de Atenas não tardou. Em entrevista à Ant1 TV, o ministro grego da Defesa garantiu que o Executivo não tem qualquer intenção de convocar novas eleições até porque o seu mandato é muito recente.

 

"Não deixo qualquer porta aberta para eleições antecipadas, o Governo grego tem um mandato recente", garantiu o ministro da Defesa Panos Kammenos, que é também o líder dos Gregos Independentes, o parceiro da coligação liderada pelo Syriza. "E mesmo que houvesse eleições, iriamos duplicar a nossa percentagem de votos".

 

Feito o desmentido, o ministro não poupou críticas ao jornal alemão, que avançou a notícia. "O jornal Bild devia parar de imaginar cenários eleitorais", reiterou.

 

No entanto, a publicação germânica não foi o único alvo das críticas do ministro. Também o Financial Times esteve na mira de Kammenos, depois de ter avançado, esta segunda-feira, que Atenas se está a preparar para declarar um "default" no caso de não chegar a acordo com os seus credores internacionais no final de Abril.

 

"O Financial Times já tinha dito que íamos à falência em Fevereiro, que íamos à falência depois das eleições, que íamos à falência a 9 de Abril, e que vamos à falência a 25 de Abril; eles já fabricaram cinco cenários de falência. Mas eu digo-lhe: nós não vamos falir a 25 de Abril", garantiu o ministro da Defesa.

 

Por outro lado, acrescentou o responsável, também "não haverá mais medidas de austeridade". "Este governo não vai assinar um novo memorando", assegurou Kammenos.

 

No passado dia 9 de Abril, o Governo grego, liderado por Alexis Tsipras do Syriza, cumpriu o pagamento do reembolso de 450 milhões de dólares ao FMI, mas enfrenta ainda uma factura de 2,4 mil milhões de euros com pensões e salários este mês.

  

Está ainda previsto o pagamento ao FMI de 203 milhões de euros no dia 1 de Maio e de 770 milhões no dia 12 de Maio, mais 1,6 mil milhões em Junho.

Ver comentários
Saber mais Bruxelas Atenas ministro da Defesa Panos Kammenos líder dos Gregos Independentes Governo Alexis Tsipras do Syriza FMI política economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio