Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT SGPS ganhou 15% na semana da OPA de Isabel dos Santos

Oi considerou "inaceitáveis" condições para a OPA, mas empresária poderá voltar à carga. Foi também nesta semana que os fundos Apax e Bain apresentaram a segunda oferta pela compra da PT Portugal à Oi, depois da Altice.

6.º- Isabel dos Santos
Fusão da Zon e Optimus aumenta influência. É a primeira empresária da lista.
14 de Novembro de 2014 às 18:05
  • 10
  • ...

Foi uma semana agitada para a Portugal Telecom. A cotação da acção da empresa ganhou 14,63% para 1,395 euros durante a semana que terminou esta sexta-feira, 14 de Novembro. Esta foi a terceira maior subida semanal no espaço de um ano.

 

Ainda antes da primeira sessão semanal começar, Isabel dos Santos anunciava uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a companhia que detém 39% da Oi - 1,2 mil milhões de euros no total, uma contrapartida de 1,35 euros por acção.

 

A Oi reagiu prontamente e disse serem "inaceitáveis" as condições impostas pela empresária para a OPA. É que Isabel dos Santos pretendia alterar algumas das condições para a fusão entre a PT e a Oi. Mas do Rio de Janeiro chegou um cartão vermelho à possibilidade da PT SGPS comprar livremente acções da Oi, ou ao estabelecimento de limites de votos à PT SGPS.

 

Em resposta, a empresária declarou que está disposta a fazer "tudo o que estiver ao seu alcance para concretizar" o negócio. E mais, também deixou a porta aberta para "prescindir das condições" que a Oi considerou inaceitáveis.

 

Enquanto isso, a Oi recebeu a segunda proposta para a compra da PT Portugal. Os fundos Apax e Bain juntaram-se e apresentaram uma proposta de 7.075 milhões de euros pela dona da Meo. São mais 50 milhões do que a proposta da Altice, e, tal como esta proposta, também estabelece 800 milhões de euros em pagamentos diferidos.

 

No entanto, a Apax e a Bain ainda não asseguraram financiamento para a operação, enquanto a Altice garante que a sua proposta é "totalmente financiada, sem condições, com um projecto industrial de longo prazo e com investimentos para a Portugal Telecom".

 

Da sua parte, a Oi deixou o aviso: as propostas são "interessantes" mas "podem melhorar", disse o presidente executivo Bayard Gontijo. Segundo a imprensa brasileira, o objectivo da empresa brasileira é receber os sete mil milhões de euros limpos, isto é, sem pagamentos diferidos.

 

Gontijo admitiu que as decisões que envolvem tanto a PT SGPS como a PT Portugal podem vir a ser decididas em assembleia geral de accionistas e que não há pressa para vender os activos em Portugal.

 

A Oi já ganhou 7,50% durante esta semana na bolsa de São Paulo e está a valer 1,28 reais. Já a Portugal Telecom fechou hoje a sessão a cair 3,73% para 1,395 euros.

Ver comentários
Saber mais PT SGPS PT Portugal telecomunicações Bayard Gontijo Brasil Isabel dos Santos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio