Notícia
Champions League: Conheça os bastidores da emissão televisiva
Aos comandos da régie da SportTV para o jogo deste sábado, 24 de Maio, entre Real Madrid e Atlético de Madrid, estará um galego. O sinal transmitido alcançará 200 milhões de pessoas, prevê o canal.
Ultimam-se pormenores para que nada falhe na decisiva noite de sábado, 24 de Maio. Pelo Estádio da Luz espalham-se trabalhadores, cabos, caixotes e veículos com funções bem definidas. A imagem gráfica não deixa dúvidas: ali realiza-se a final da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Atlético de Madrid.
Para que os momentos decisivos do jogo cheguem aos 200 milhões de espectadores previstos, uma equipa alargada trabalha há já vários meses. Entre elas, a SportTV, escolhida em Setembro de 2013 como a emissora anfitriã da Champions League.
A três dias da grande final, a companhia portuguesa espera disponibilizar a sua cobertura e sinal a cerca de 200 países em todo o mundo, naquela que considera ser "a maior operação de sempre" do género em Portugal. A esta responsabilidade, juntam-se os pedidos de vários canais presentes em Lisboa que querem complementar a sua emissão com imagens da SportTV.
É uma "oportunidade que acontece uma vez na vida", afirma Álvaro Cabral, o responsável pelas operações televisivas da SportTV nesta final da Champions. No total, desde Setembro, foram 1.500 horas na preparação, planificação e coordenação do evento por parte de um grupo composto por 230 pessoas, revela.
Serão também 1.500 os profissionais que estarão a trabalhar directamente para que o evento chegue a casa dos adeptos de futebol no sábado - entre jornalistas, repórteres de imagens, fotógrafos e técnicos que ocuparão as várias áreas que lhes são dedicadas. A espanhola TVE e a americana FOX já estão no terreno, devendo as restantes cadeias chegar entre quarta e quinta-feira.
Na tribuna de imprensa, com vista para o relvado, estão definidas 80 posições para comentadores. Por sua vez, a sala de conferência terá lugar para 150 jornalistas, tendo visto o seu tamanho triplicar face à estrutura habitualmente montada para outros eventos desportivos realizados no Estádio da Luz.
No total, serão 10 mil metros quadrados dedicados aos meios das estações internacionais que farão a cobertura mediática do evento. Serão ainda 50 quilómetros de cabos a circular pelo estádio, num percurso pensado "ao pormenor", explica Álvaro Cabral.
A festa madrilena em Lisboa deve prolongar-se até 29 de Maio, data em que o responsável prevê que grande parte dos meios envolvidos já tenha deixado as imediações do estádio. "No dia a seguir já metade saiu", acredita.
Transmissão focada na qualidade com um galego aos comandos
A acompanhar tudo o que se passa no relvado do Estádio da Luz estarão 250 câmaras. Delas, 33 pertencem à cobertura da SportTV. Na régie da cadeia de televisão estará um espanhol a coordenar a transmissão do jogo, acompanhado pelo português Gustavo Fonseca.
Juan Figueiroa trabalha em Portugal há mais de 25 anos, mas o sotaque não deixa sombra para dúvidas. O realizador identifica-se como português, mas as suas origens estão na Galiza. Para esta "produção única" diz que o foco é a qualidade das imagens transmitidas, sendo esse o grande motivo para tão elevado dispositivo tecnológico no Estádio da Luz. "Queremos ter várias opções de qualidade, imagens que representem o jogo", afirma.
A SportTV tem também preparadas várias emissões especiais até sábado. Para já, "ainda é cedo para reflectir" sobre o impacto desta parceria com o evento no que diz respeito ao aumento do número de subscrições de canais do grupo, esclarece Nuno Ferreira, responsável pela programação da SportTV.