Notícia
Champions “obriga” a abrir espaço aéreo para voos nocturnos
O Governo considerou que a final da Champions, em Lisboa, era suficientemente importante para abrir uma excepção, em termos de restrições de voos nocturnos.
O estádio do Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa, irá acolher a final da Champions no próximo dia 24 de Maio. Este evento está a lotar não só as unidades hoteleiras em Lisboa, como os voos que ligam a capital nacional e Madrid.
A actual lei do Espaço aéreo em vigor contempla restrições de operação relacionadas com o ruído nos aeroportos comunitários.
Assim, o Executivo considerou que deveria abrir uma excepção e “derrogar temporariamente as restrições de operação vigentes no aeroporto de Lisboa, para o período compreendido entre as 0 horas e as 6 horas do dia do evento, bem como dos dias imediatamente anterior e seguinte”, pode ler-se na portaria publicada esta segunda-feira.
O aumento deste fluxo fez com que esta excepção fosse alargada, para o mesmo período horário, nos mesmos dias, relativamente aos aeroportos do Porto, de Faro e ao terminal civil de Beja.
“O regime excepcional previsto abrange, apenas, os voos ou movimentos aéreos referentes ao evento especial relativo à final da Liga dos Campeões da UEFA (UEFA Champions League 2014), no período compreendido entre as 00h00m do dia 23 de Maio e as 06h00m do dia 25 de Maio de 2014”, acrescenta a mesma fonte.
No caso específico de Beja é referido ainda que “a permissão mencionada depende da instalação prévia do sistema de monitorização e simulação de ruído”.
Para tomar esta decisão, o Executivo expressa “o seu veemente apoio, com impacto favorável na economia local e em receitas de turismo e cujo sucesso se repercutirá favoravelmente na cidade de Lisboa e na imagem do país, prevendo -se grande afluência à cidade de Lisboa”.