Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção de petróleo e gás da Galp deve aumentar entre 25 a 30% por ano até 2020

A Galp Energia estima que o petróleo se situe em torno dos 55 dólares por barril este ano e que aumente 5,0 dólares por ano até 2019. Já a margem de refinação deverá cair nos próximos anos.

1039 – Galp Energia – A petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva surge na posição 1.039 da lista, sendo a segunda maior cotada portuguesa. Perdeu 195 posições face ao “ranking” de 2014.
Bloomberg
  • 3
  • ...

A Galp Energia prevê que o barril do Brent se situe nos 55 dólares este ano e que aumente 5,0 dólares por ano até 2019, ano em que se deverá situar nos 80 dólares por barril, de acordo com as estimativas da petrolífera apresentadas esta terça-feira, 10 de Março, no âmbito do encontro com analistas (o "Capital Markets Day").

 

A margem de refinação deverá sofrer reduções nos próximos anos, passando de 3,0 dólares por barril este ano para 2,2 dólares em 2019.

 

Já os objectivos em termos operacionais apontam para que a Galp consiga um crescimento anual médio (CAGR) da produção de petróleo e gás entre 25% a 30% para o período entre 2014-2020, "uma taxa ímpar no sector", realça a petrolífera liderada por Ferreira de Oliveira.

 

A taxa de utilização na área de refinação deverá situar-se entre 80 a 85% este ano, uma estimativa que perdura para o médio e longo prazo.

 

As vendas de petróleo a clientes directos deverão atingir os 9,5 a 10 milhões de toneladas, com o crescimento médio anual a ser de 3% até 2019, segundo as estimativas da Galp.

 

"No período 2015-2019, o investimento médio anual deverá situar-se entre 1,2 mil milhões de euros e 1,4 mil milhões de euros, ligeiramente abaixo dos 1,3 mil milhões de euros a 1,5 mil milhões de euros previstos para 2015", revela a Galp.

 

A redução do investimento médio anual é de 20% e surge depois de outras companhias mundiais terem cortado os seus planos de investimento devido à descida da cotação do petróleo. Para este ano a Galp Energia projecta um investimento entre 1,3 e 1,5 mil milhões de euros.

 

"A maior parte deste investimento será destinada à exploração e produção de petróleo e gás natural, com natural destaque para os projectos do pré-sal brasileiro e de gás natural em Moçambique, mas também ao desenvolvimento dos projectos em Angola", adianta a petrolífera numa apresentação feita esta terça-feira.

 

* Jornalista Raquel Godinho, em Londres, a convite da Galp Energia

Ver comentários
Saber mais Galp Energia Capital Markets Day Ferreira de Oliveira petróleo energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio