Notícia
Galp Energia corta previsões de investimento
A Galp Energia reviu a estimativa de investimento para os próximos anos, num período em que as previsões para os preços do petróleo também diminuíram e a situação da Petrobras levou a petrolífera a ter previsões mais prudentes.
"No período 2015-2019, o investimento médio anual deverá situar-se entre 1,2 mil milhões de euros e 1,4 mil milhões de euros, ligeiramente abaixo dos 1,3 mil milhões de euros a 1,5 mil milhões de euros previstos para 2015", revelou esta terça-feira, 10 de Março, a Galp no âmbito do dia do investidor.
"A maior parte deste investimento será destinada à exploração e produção de petróleo e gás natural, com natural destaque para os projectos do pré-sal brasileiro e de gás natural em Moçambique, mas também ao desenvolvimento dos projectos em Angola", adianta a petrolífera numa apresentação.
A redução do investimento médio anual é de 20% e surge depois de outras companhias mundiais terem cortado os seus planos de investimento devido à descida da cotação do petróleo.
A Galp Energia prevê que o barril do Brent se situe nos 55 dólares este ano e que aumente 5,0 dólares por ano até 2019, ano em que se deverá situar nos 80 dólares por barril, de acordo com as estimativas da petrolífera.
A petrolífera liderada por Ferreira de Oliveira admite que houve "alterações no mercado" que "poderão condicionar o calendário de desenvolvimento dos projectos." A situação da Petrobras é uma das questões em causa.
"O actual plano reflecte uma prudência adicional da empresa face às alterações verificadas no mercado, nomeadamente de natureza operacional, que poderão condicionar o calendário de desenvolvimento dos projectos", revela a Galp Energia.
* Jornalista Raquel Godinho em Londres, a convite da Galp