Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Acordo de minerais não foi assinado após discussão entre Trump e Zelensky

Perante os jornalistas, num encontro em que o vice-presidente dos EUA também estava presente, o líder ucraniano foi acusado de ingratidão e também alvo de um ultimato: "Tem de assinar o acordo ou estamos fora". Contudo, Zelensky saiu da Casa Branca sem assinar o pacto sobre recursos.

A carregar o vídeo ...
  • ...

O Presidente e vice-presidente dos EUA e o Presidente ucraniano protagonizaram um momento tenso na Casa Branca, com Volodmymyr Zelensky a ser acusado de ingratidão e de falta de respeito.  

Após a discussão, Zelensky saiu da Casa Branca sem assinar o acordo sobre minerais raros e outras matérias-primas, como petróleo e gás, apesar de o líder ucraniano ter sido alvo de um ultimato. "Tem de assinar o acordo ou estamos fora", disse Trump.  

Donald Trump disse ainda que Zelensky não está em posição de fazer exigências. "Não tem cartas para jogar", disse o presidente norte-americano ao homólogo ucraniano. O presidente ucraniano foi acusado ainda de estar a "brincar com a III Guerra Mundial".

O diálogo subiu de tom depois de Zelensky ter levantado dúvidas sobre se um acordo diplomático entre os EUA e a Rússia resultará numa paz duradoura na Ucrânia, com JD Vance a criticar a posição do líder ucraniano como "desrespeitosa".   

"Vai ser muito difícil chegarmos a acordo desta forma", completou Trump, dizendo que não tem a certeza que o Presidente ucraniano consiga chegar a um acordo.     

Antes da discussão, tudo parecia bem encaminhado para a assinatura de um acordo sobre as terras raras, com Trump a classificar o entendimento como justo. Até se perspetivava que o acordo poderia resultar em garantias de segurança por parte dos EUA em relação à Ucrânia no conflito com a Rússia. Contudo, na reunião, Zelensky foi acusado de "nunca ter agradecido" o apoio militar dos EUA.

Após a discussão, foi cancelada a conferência de imprensa com os dois líderes e a cerimónia de assinatura do acordo sobre recursos, com Trump a escrever na sua rede social que "Zelensky pode voltar à Casa Branca quando estiver preparado para a paz" e que foi desrespeitoso para com os norte-americanos na Sala Oval.

Entretanto, Zelensky abandonou a Casa Branca sem assinar o acordo, que deveria servir como compensação pelo apoio militar norte-americano, confirmaram fontes da Casa Branca à Bloomberg.   

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio