Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Chinesa BYD traz marca "premium" para a Europa este ano

A fabricante chinesa de automóveis eletrificados reforça a sua aposta no Velho Continente com a sua marca "premium", a Denza. O lançamento na Europa está previsto para os últimos meses deste ano.

A Denza, marca "premium" da BYD, nasceu como uma "joint-venture" com a Mercedes-Benz. AP
07 de Abril de 2025 às 22:37
  • ...

A chinesa BYD anunciou esta segunda-feira, em Milão, o lançamento da sua marca "premium" Denza no mercado europeu. A marca de veículos topo de gama irá disputar as preferências dos europeus com as propostas de fabricantes como a BMW, a Audi e a Mercedes-Benz. 

A Denza, que nasceu em 2010 como uma "joint-venture" da construtora chinesa com a alemã Mercedes, é agora detida na íntegra pela BYD.

A ofensiva no mercado do Velho Continente está prevista para os últimos meses deste ano e o primeiro modelo a ser lançado será o Z9 GT, com 5,18 metros de comprimento e equipado com três motores elétricos, que produzem uma potência combinada de 965 cv. Segundo a fabricante, o Z9 GT pode ir dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos. Em 2026 deverá chegar a versão híbrida.

Ainda até final do ano deverá ser introduzido no mercado europeu o modelo D9, uma carrinha.

Os preços não foram divulgados, embora se saiba que serão superiores ao do modelo mais caro da BYD atualmente disponível na Europa, que custa 72 mil euros.

No ano passado, a BYD vendeu mais de 4,2 milhões de veículos a nível mundial, dos quais mais de 90% na China. Já a Denza representou apenas 3% do total das vendas do grupo. A quota de mercado da BYD no mercado de veículos eletrificados na Europa no ano passado cifrou-se em 2,8%.

O conselheiro especial da BYD para a Europa, Alfredo Altavilla, indicou que a Denza será o "ponta-de-lança" tecnológico do grupo. "Terá tecnologias que mais tarde serão implementados nos automóveis da marca BYD", disse.

Os veículos da Denza serão produzidos na China, apesar de a BYD apontar para que a produção na sua primeira fábrica europeia, localizada na Hungria, arranque em outubro.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio