Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EBITDA da Galp deverá aumentar mais de 20% por ano

A queda dos preços do petróleo deve ditar uma descida dos resultados operacionais da Galp Energia este ano.

1039 – Galp Energia – A petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva surge na posição 1.039 da lista, sendo a segunda maior cotada portuguesa. Perdeu 195 posições face ao “ranking” de 2014.
Bloomberg
10 de Março de 2015 às 10:11
  • ...

A companhia liderada por Manuel Ferreira de Oliveira estima um "crescimento médio anual (CAGR) do EBITDA acima de 20% entre 2014 e 2019". Este crescimento médio anual do EBITDA na ordem dos 20% fica aquém da meta anterior. Na apresentação do ano passado, a Galp revelou a perspectiva de conseguir uma expansão média anual da ordem dos 25%. Na base desta previsão estava o crescimento do contributo da produção petrolífera, a um preço estimado em 90 dólares por barril, mas também o impacto positivo da reconversão das refinarias. 

 

Para este ano, a Galp estima que os resultados operacionais se situem entre os 1,1 mil milhões de euros e 1,3 mil milhões de euros, de acordo com uma apresentação realizada esta terça-feira, 10 de Março.

 

Um resultado que poderá ficar ligeiramente abaixo dos 1,314 mil milhões de euros obtidos no exercício de 2014 "por efeito da revisão do preço do petróleo", refere a companhia. As novas estimativas da empresa apontam para que o petróleo se situe nos 55 dólares por barril este ano.

 

No comunicado sobre a estratégia para os próximos cinco anos, a empresa sublinha ainda "o compromisso de manter uma estrutura de capital sólida com um rácio de dívida líquida sobre EBITDA a ascender a cerca de duas vezes em 2016, diminuindo rapidamente a partir daí".

 

"O free cash flow deverá tornar-se positivo durante 2018", assumindo que o petróleo sobe dos actuais 55 dólares para 80 dólares até 2018.

 

* Jornalista em Londres, a convite da Galp

Ver comentários
Saber mais Manuel Ferreira de Oliveira Galp energia resultados petrolífera
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio