Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Toshiba prevê prejuízos recorde de 4 mil milhões e 6.800 despedimentos

A Toshiba terá prejuízos de 550 mil milhões de ienes (4,17 mil milhões de euros) neste exercício, que termina em Março de 2016. Estas serão perdas históricas na empresa nipónica, que enfrenta os efeitos do escândalo contabilístico em que está envolvida, depois de se ter descoberto que manipulou resultados e inflacionou lucros durante sete anos.

Bloomberg
21 de Dezembro de 2015 às 14:30
  • 3
  • ...

Hoje, o conglomerado industrial anunciou ao mercado que, até Março de 2016, também planeia despedir pelo menos 6.800 funcionários no segmento de lifestyle, que inclui as áreas de computadores pessoais e electrodomésticos, ou seja, cerca de 30% do total da força de trabalho.

E advertiu que poderá haver mais cortes na divisão corporativa e de chips.

A Toshiba indicou ainda que pretende reestruturar as áreas de negócio relacionadas com chips, televisões, computadores pessoais e electrodomésticos. A venda de mais activos também está a ser analisada.

"Considerando o quanto a situação se tornou má, este nível de reestruturação é o mínimo que podem fazer", frisou Mitsushige Akino, da Ichiyoshi Asset Management, citado pela Bloomberg. "Terão de fazer mais, mas não será tão simples quanto despedir pessoas e fechar negócios que não são lucrativos. A questão será saber quais serão os resultados dois anos depois da reestruturação", acrescentou.

Antes do anúncio, as acções tinham fechado a perder 9,8%, cotando nos 254,8 ienes na bolsa de Tóquio. Nos últimos oito meses, a companhia perdeu 9 mil milhões de dólares (8,27 mil milhões de euros), cerca de metade do seu valor de mercado, contabilizou a Bloomberg.

No ano fiscal anterior, os prejuízos tinham sido de 37,83 mil milhões de ienes (287 milhões de euros).

Ver comentários
Saber mais Toshiba
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio