Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Toshiba terá de corrigir mais de mil milhões de euros de lucros

A empresa japonesa, que foi alvo de uma auditoria interna, terá de corrigir os resultados de seis anos, em que exagerou os lucros. O presidente Hisao Tanaka poderá anunciar a sua demissão amanhã.

Reuters
Negócios 20 de Julho de 2015 às 15:21
  • 2
  • ...

A Toshiba terá de corrigir os seus resultados em, pelo menos, 152 mil milhões de ienes (cerca de 1,1 mil milhões de euros) depois de uma auditoria interna ter revelado que a empresa falseou os seus lucros sob pressão da administração. Esta correcção é referente aos resultados de um período de seis anos, sendo que grande parte do montante diz respeito aos resultados de 2012. 

 

Segundo a Bloomberg, o presidente da empresa japonesa, Hisao Tanaka, deverá realizar uma conferência de imprensa esta terça-feira.  

 

A Toshiba perdeu 3,32 mil milhões de euros em valor de mercado desde o dia 8 de Maio, quando retirou as suas previsões de lucros, cancelou o dividendo do final do ano e alargou a investigação contabilística.

 

Segundo a agência noticiosa, os resultados levantam questões sobre o envolvimento de Tanaka e do vice-presidente Norio Sasaki no maior escândalo contabilístico do Japão desde que a Olympus Corp. admitiu ter ocultado cerca de 1,7 mil milhões de dólares de prejuízos.

 

Tanaka procurou adiar perdas de reserva e os trabalhadores não foram capazes de ir contra as ordens de gestão, de acordo com a sonda.

 

Segundo a investigação, Tanaka procurou adiar os prejuízos, e os trabalhadores foram incapazes de ir contra as ordens da administração. A Toshiba, que cita o relatório da investigação, acrescenta que os executivos da empresa tinham um envolvimento "sistemático" na contabilidade imprópria da empresa e que os controlos internos não funcionaram correctamente.

 

De acordo com o jornal Sankei, o presidente Tanaka, que assumiu o cargo em 2013, vai anunciar a sua demissão. 

Ver comentários
Saber mais Hisao Tanaka Norio Sasaki Japão Olympus Corp Tanaka economia negócios e finanças economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio