Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Toshiba mantém presidente interino e antecipa prejuízos em 2015

A Toshiba nomeou Masashi Muromachi como novo presidente da empresa nipónica. Muromachi já estava no cargo interinamente depois do escândalo contabilístico que pode resultar em perdas de 1,2 mil milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros) em perdas.

Bloomberg
18 de Agosto de 2015 às 13:38
  • ...

Masashi Muromachi, que exercia as funções de presidente interino, foi agora nomeado presidente da Toshiba a título definitivo. Segundo um comunicado citado pela Bloomberg esta terça-feira, dia 18 de Agosto, a empresa japonesa apresentou também a nova administração, em que a maior parte dos directores são membros exteriores à empresa.

 

A Toshiba quer revitalizar a sua imagem depois de, em Julho deste ano, um painel de auditores independentes ter concluído que os líderes da Toshiba falsificaram as contas da empresa para aumentar artificialmente os lucros em 1,2 mil milhões de dólares nos últimos seis anos.

A Toshiba, anteriormente com apenas quatro directores exteriores à empresa, refere que a sua administração vai contar com sete executivos (em 11 no total) independentes. Os novos membros incluem o presidente da Mitsubishi, Yoshimitsu Kobayashi, o antigo presidente da Asahi Breweries, Koichi Ikeda, e o antigo administrador executivo da Shiseido, Shinzo Maeda.

O governo japonês tem tentado fazer com que as empresas nipónicas adoptem linhas orientadoras mais atractivas a investidores estrangeiros, como nomear directores independentes.

Os investigadores que descobriram as irregularidades contabilísticas na Toshiba, culparam a cultura empresarial japonesa em que raramente se desafiam as figuras de autoridade.

 

Na sequência deste caso, Hisao Tanaka, até então presidente da empresa, e outros quatro executivos da gigante tecnológica demitiram-se.

 

Muromachi, de 65 anos, tem uma licenciatura em engenharia da universidade de Waseda e está há 40 anos na Toshiba, na unidade de semi-condutores, o negócio mais rentável da empresa. Muromachi tornou-se director do departamento em 2013 e foi, em Julho deste ano, conduzido ao posto de presidente interino da tecnológica.

 

Segundo a Bloomberg, esta decisão não agradou aos investidores da empresa, que esperavam a nomeação de um novo líder, exterior à empresa.

 

A empresa disse também no comunicado que está à espera de prejuízos relativos ao ano passado, sem revelar números em específico.



(Notícia actualizada às 14h10, com os novos administradores da Toshiba)

Ver comentários
Saber mais Toshiba Masashi Muromachi Hisao Tanaka
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio