Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Toshiba regista prejuízo anual de mais de 285 milhões de euros

A empresa japonesa Toshiba registou um prejuízo de 37,8 mil milhões de ienes (cerca de 285 milhões de euros) no ano fiscal de 2014. Estes prejuízos surgem depois de a gigante tecnológica ter adiado a apresentação dos resultados após o escândalo contabilístico.

Bloomberg
07 de Setembro de 2015 às 11:00
  • ...

A Toshiba apresentou um prejuízo de 37,8 mil milhões de ienes (285 milhões de euros) depois do escândalo contabilístico descoberto na empresa no passado mês de Julho. De acordo com um comunicado citado esta segunda-feira, dia 7 de Setembro, pela BBC, a Toshiba revela ainda que registou um crescimento no Sudeste Asiático e na Índia.

 

Estes resultados surgem após a venda da participação na empresa finlandesa Kone, numa tentativa da Toshiba equilibrar as contas depois do escândalo contabilístico verificado no passado mês de Julho. Esta venda de 4,6% na participação na Kone rendeu à Toshiba 942,6 milhões de dólares (845 milhões de euros).

 

A Toshiba adiou a apresentação dos resultados do ano fiscal de 2014, justificando o adiamento com o facto de estarem em curso investigações na unidade norte-americana.

 

Em causa está ainda o escândalo contabilístico decorrente da falsificação das contas da empresa, o que permitiu aumentar de forma artificial em 1,2 mil milhões de dólares os lucros ao longo dos últimos seis anos.

 

O presidente e vice-presidente da Toshiba demitiram-se em Julho depois de um painel de analistas independentes ter verificado o exagero nas contas a partir de 2008.

 

Mais tarde, a empresa pediu desculpa aos investidores e está agora a tentar evitar mais irregularidades na contabilidade.

 

A empresa nipónica afirma agora que, mesmo com o abrandamento da economia chinesa, a Toshiba registou um crescimento forte no Sudeste asiático e na Índia.

 

Depois da apresentação dos resultados, as acções da empresa nipónica chegaram a subir 5,8%.

Ver comentários
Saber mais Toshiba Kone contabilidade resultados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio