Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Toshiba multada em 55 milhões de euros por fraude contabilística

A Toshiba foi condenada pelo regulador nipónico a pagar uma multa de 55 milhões de euros até 25 de Fevereiro por fraude contabilística.

Bloomberg
Negócios 27 de Dezembro de 2015 às 17:00
  • 2
  • ...

A Toshiba foi condenada a pagar uma multa recorde de 7.370 milhões de ienes (cerca de 55 milhões de euros) pela Agência dos Serviços Financeiros do Japão, pela recente fraude contabilística. A sanção é a maior alguma vez aplicada por um regulador num país asiático, de acordo com a imprensa internacional.

A coima foi solicitada pela Comissão de Vigilância de Valores e Câmbios, o polícia dos mercados de capitais no Japão, a 7 de Dezembro.


A Toshiba responde por fraude contabilística grave, tendo sobrestimado entre 2007 e 2014 as receitas em 224,8 mil milhões de ienes (cerca de 1,7 mil milhões de euros).


A companhia também inflacionou os resultados operacionais em 1,17 mil milhões de euros. A Toshiba acabou por revelar-se como um dos maiores escândalos financeiros no Japão nos últimos anos.


A coima da Toshiba foi, agora, mais elevada do que os 12 milhões de euros que tinham sido aplicados à IHI em 2008, também por fraude contabilística.


De acordo com a Bloomberg, a Toshiba tem de pagar o valor até 25 de Fevereiro de 2016.

A Toshiba está envolvida num processo de reestruturação, prevendo atingir prejuízos acima de quatro mil milhões de euros no final deste exercício que termina a 31 de Março. O grupo vai reduzir o quadro de pessoal em 10.600 pessoas, sendo 4.800 fora do Japão.

Ver comentários
Saber mais Toshiba fraude contabilística Japão tecnologia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio