Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CEO da Toshiba pede desculpa ao Governo japonês por escândalo contabilístico

Masashi Muromachi, CEO interino da Toshiba, pediu desculpa ao Governo pelas “inconveniências causadas" pelo escândalo contabilístico da empresa, que conduziu à demissão da cúpula de liderança da empresa e obrigará a uma correcção de resultados em, pelo menos, 152 mil milhões de ienes (cerca de 1,1 mil milhões de euros).

Bloomberg
05 de Agosto de 2015 às 11:03
  • 2
  • ...

Segundo um porta-voz citado pela Reuters esta quarta-feira, 5 de Agosto, Masashi Muromachi apresentou o seu pedido de desculpa ao gabinete do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pelo escândalo da Toshiba. O Governo tem vindo a trabalhar para aumentar a confiança dos investidores estrangeiros no mercado japonês, escreve a agência, um esforço penalizado pela denúncia de irregularidades nas contas da gigante tecnológica.

Sadakazu Osaki, analista do Nomura Research Institute, disse à Reuters que este pedido de desculpa reflecte o grau de envolvimento entre a empresa e o Governo. "Isto é porque é a Toshiba. Não acredito que uma empresa normal o teria feito", acrescentou.


A Toshiba terá de corrigir os seus resultados em, pelo menos, 152 mil milhões de ienes (cerca de 1,1 mil milhões de euros). Esta correcção é referente aos resultados de um período de seis anos, sendo que grande parte do montante diz respeito às contas de 2012.


A empresa nipónica contratou elementos externos à companhia para analisar a contabilidade da empresa face a suspeitas de que os resultados operacionais anunciados não correspondiam à realidade. As conclusões deste inquérito conduziram à demissão, anunciada a 21 de Julho, do então presidente Hisao Tanaka, do vice-chairman, Norio Sasaki e um ex-presidente e consultor, Atsutoshi Nishida.


Os resultados operacionais referentes a 2014 serão apresentados no fim deste mês de Agosto, uma vez que a Toshiba decidiu retirar as suas previsões de lucro e cancelar o dividendo do final do ano em Maio, altura em que expandiu o alcance da auditoria interna. 

Ver comentários
Saber mais Masashi Muromachi Shinzo Abe Hisao Tanaka Norio Sasaki Atsutoshi Nishida Japão Toshiba tecnologia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio