Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Escândalo contabilístico pode custar à Toshiba entre 300 a 400 mil milhões de ienes

A Toshiba poderá ser penalizada em 300 a 400 mil milhões de ienes (entre 2,2 e 2,9 mil milhões de euros) por causa do escândalo contabilístico em que está envolvida e que deverá conduzir ao abandono do cargo de CEO por Hisao Tanaka, entre outras alterações na liderança da gigante tecnológica.

Reuters
16 de Julho de 2015 às 13:49
  • ...

A Reuters noticia esta quinta-feira, 16 de Julho, que o escândalo contabilístico poderá custar à Toshiba entre 300 a 400 mil milhões de ienes (entre 2,2 e 2,9 mil milhões de euros). Em causa estão suspeitas de que a empresa tenha inflacionado os resultados divulgados em 170 mil milhões de ienes.

A empresa nipónica contratou elementos externos à companhia para analisar a contabilidade da empresa, sob suspeitas de que os resultados operativos anunciados não correspondiam à realidade. Segundo a Reuters, as estimativas apontam que os números podem ter sido inflacionados em 170 mil milhões de ienes – mais de mil milhões de euros. Este valor é três vezes mais do que revelavam as primeiras estimativas, que apontavam para cerca de 50 mil milhões de ienes.

Fontes citadas pela Reuters dão ainda conta de que os investigadores estão a apurar o papel dos líderes da empresa nestas irregularidades, com o objectivo de clarificar se estes encorajaram os procedimentos em questão.

Espera-se que a comissão responsável por esta investigação divulgue os resultados da mesma na próxima semana. A Toshiba já fez saber que ainda não há nenhuma decisão tomada e que se estão a aguardar as conclusões da investigação.

A comissão, escreve a Reuters, deverá pontar para a necessidade de mudar a liderança da empresa, o que poderá implicar o afastamento do CEO Hisao Tanaka e do vice-chairman Norio Sasaki.

 

 

Ver comentários
Saber mais Hisao Tanaka Norio Sasaki Toshiba tecnologia empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio