Notícia
Chevrolet chama carros à oficina em Portugal para substituir “airbags” perigosos
Alerta que, “em caso de acidente com acionamento dos ‘airbags’, o ‘airbag’ dianteiro do condutor pode ser acionado com demasiada força explosiva e fazer com que fragmentos metálicos afiados sejam projetados e possam matar ou ferir gravemente as pessoas no interior do veículo”.
A Stellantis Portugal tem em curso um processo de chamada à oficina ("recall") de uma série de modelos da marca Chevrolet.
Em causa estão os Chevrolet Cruze, Orlando, Trax e Aveo, que circulam em Portugal com "airbags" Takata que podem estar defeituosos.
"Existe a possibilidade de o insuflador do ‘airbag’ do condutor, em determinados veículos MY09-17 Cruze, MY11-17 Orlando, MY13-18 Trax e My11-18 Aveo Chevrolet, que são feitos com PSAN (Nitrato de Amónio estabilizado fase) não dissecado como propulsor, poder sofrer uma alteração em associação com um ambiente com um elevado nível de humidade absoluta e temperaturas elevadas para exposições a longo prazo", explica a Stellantis Portugal na carta enviada a um dos clientes, a que o Negócios teve acesso.
O construtor automóvel alerta que, "em caso de acidente com acionamento dos ‘airbags’, o ‘airbag’ dianteiro do condutor pode ser acionado com demasiada força explosiva e fazer com que fragmentos metálicos afiados sejam projetados e possam matar ou ferir gravemente as pessoas no interior do veículo".
O cliente é instado a contactar o seu concessionário preferencial ou reparador autorizado "rapidamente" para efetuar uma marcação para "a inspeção imediata" do veículo, "uma vez que este é alvo de uma campanha técnica de recuperação de segurança".
É ainda indicado ao cliente para seguir a marcação efetuada e solicitar ao seu concessionário ou reparador autorizado que "substitua gratuitamente o ‘airbag’ dianteiro do condutor pelo aprovado".