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Volkswagen: oficinas nacionais estão "preparadas" para corrigir escândalo

Basta que o regulador alemão, com competências europeias, dê autorização. Aí, os carros podem começar a ser chamados às oficinas. Tudo aponta para que o arranque resvale para Fevereiro.

Bloomberg
25 de Janeiro de 2016 às 13:57
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A chamada às oficinas dos carros afectados pelo escândalo de manipulação de emissões poluentes da Volkswagen poderá resvalar para Fevereiro. Nesta que é a última semana do mês, aguarda-se apenas a luz verde do regulador alemão, o KBA.

"Neste momento, a Volkswagen AG aguarda do KBA alemão a autorização para começar a efectuar a acção de serviço dos motores EA189, que terá lugar de forma faseada durante (pelo menos) o ano de 2016", informou ao Negócios fonte oficial da importadora SIVA.

O KBA é o regulador do sector automóvel alemão, semelhante ao português IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), cujas deliberações têm sido tomadas como referência para o restante território comunitário. 


O jornal espanhol Cinco Días noticia esta segunda-feira, 25 de Janeiro, que o grupo alemão está a ultimar pormenores para fazer frente à reparação dos veículos afectados pelo escândalo.


A publicação concretiza que os funcionários das oficinas da Volkswagen em Espanha estão a receber formação online para estarem preparados para a corrida às oficinas que se prevê nos próximos meses.


Em Portugal, a garantia é de que está tudo a postos. "Só mediante essa autorização poderemos dar início à acção também em Portugal, sendo que as nossas redes de concessionários estão preparadas para o fazer", acrescentou a SIVA, sem concretizar se existiu ou não formação, como aconteceu em Espanha.

Em Setembro de 2015, o grupo Volkswagen admitiu ter manipulado as emissões de óxido de azoto em 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo. Na Europa, 8,5 milhões de carros vão ser chamados às oficinas. Em Portugal são 125 mil.

No início deste mês, o administrador da SIVA, Fernando Monteiro, referiu que tudo indicava que essa correcção arrancasse no final de Janeiro.


O debate mais recente sobre este caso tem girado sobre a discrepância no tratamento entre os proprietários europeus e americanos. Bruxelas apelou à Volkswagen para que proceda à compensação dos proprietários em território comunitário.

Nos Estados Unidos da América, a empresa disponibilizou vales de mil dólares (cerca de 900 euros) aos clientes afectados. Na Europa, diz não ser obrigada a tal por lei.

calendário
Quando tenho de levar o carro à oficina? Motores 2.0 litros: serão os primeiros a ser chamados às oficinas, no primeiro trimestre de 2016, para uma actualização do "software" que manipula as emissões de NOx.

Motores 1.2 litros: aqui também se dará uma actualização do "software", mas já no segundo trimestre.

Motores 1.6 litros: são as últimas a ir às oficinas, a partir do terceiro0 trimestre, para a instalação de um estabilizador de fluxo, além da actualização do "software".
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