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Volkswagen: oficinas nacionais estão "preparadas" para corrigir escândalo
Basta que o regulador alemão, com competências europeias, dê autorização. Aí, os carros podem começar a ser chamados às oficinas. Tudo aponta para que o arranque resvale para Fevereiro.
A chamada às oficinas dos carros afectados pelo escândalo de manipulação de emissões poluentes da Volkswagen poderá resvalar para Fevereiro. Nesta que é a última semana do mês, aguarda-se apenas a luz verde do regulador alemão, o KBA.
"Neste momento, a Volkswagen AG aguarda do KBA alemão a autorização para começar a efectuar a acção de serviço dos motores EA189, que terá lugar de forma faseada durante (pelo menos) o ano de 2016", informou ao Negócios fonte oficial da importadora SIVA.
O jornal espanhol Cinco Días noticia esta segunda-feira, 25 de Janeiro, que o grupo alemão está a ultimar pormenores para fazer frente à reparação dos veículos afectados pelo escândalo.
A publicação concretiza que os funcionários das oficinas da Volkswagen em Espanha estão a receber formação online para estarem preparados para a corrida às oficinas que se prevê nos próximos meses.
Em Portugal, a garantia é de que está tudo a postos. "Só mediante essa autorização poderemos dar início à acção também em Portugal, sendo que as nossas redes de concessionários estão preparadas para o fazer", acrescentou a SIVA, sem concretizar se existiu ou não formação, como aconteceu em Espanha.
Em Setembro de 2015, o grupo Volkswagen admitiu ter manipulado as emissões de óxido de azoto em 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo. Na Europa, 8,5 milhões de carros vão ser chamados às oficinas. Em Portugal são 125 mil.
No início deste mês, o administrador da SIVA, Fernando Monteiro, referiu que tudo indicava que essa correcção arrancasse no final de Janeiro.
O debate mais recente sobre este caso tem girado sobre a discrepância no tratamento entre os proprietários europeus e americanos. Bruxelas apelou à Volkswagen para que proceda à compensação dos proprietários em território comunitário.
Nos Estados Unidos da América, a empresa disponibilizou vales de mil dólares (cerca de 900 euros) aos clientes afectados. Na Europa, diz não ser obrigada a tal por lei.
Quando tenho de levar o carro à oficina? Motores 2.0 litros: serão os primeiros a ser chamados às oficinas, no primeiro trimestre de 2016, para uma actualização do "software" que manipula as emissões de NOx.
Motores 1.2 litros: aqui também se dará uma actualização do "software", mas já no segundo trimestre.
Motores 1.6 litros: são as últimas a ir às oficinas, a partir do terceiro0 trimestre, para a instalação de um estabilizador de fluxo, além da actualização do "software".