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Escândalo Volkswagen: ficou a liderança, perdeu-se a quota

Os números são claros. Foram vendidos mais carros, mas o grupo alemão não assegura uma posição tão dominante no mercado automóvel. Nem em Portugal nem a nível comunitário.

Bloomberg
15 de Janeiro de 2016 às 17:01
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O escândalo Volkswagen não foi suficiente para tirar a liderança das vendas europeias, mas deixou mossa no grupo alemão.

 

O grupo alemão vendeu 3,38 milhões de carros em 2015 na União Europeia, registando uma subida homóloga de 6,1%.

 

Todavia, e quando analisada a quota de mercado, perceber-se que a tendência não se mantém. De 2014 para 2015, há uma quebra da quota de mercado de 25,4 para 24,8%.

 

O escândalo Volkswagen foi descoberto em Setembro, quando o grupo admitiu ter manipulado níveis de emissões de óxido de azoto (NOx) em 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo.

 

Na sua totalidade, o mercado comunitário de viaturas novas cresceu 9,3% em 2015, para 13,7 milhões de carros vendidos.

 

O pódio fecha com os grupos franceses PSA Peugeot Citroën (subida de 6,2% para os 1,45 milhões de carros) e Renault (crescimento de 9,2% para os 1,33 milhões de viaturas).

 

Depois da Irlanda, Portugal é o país onde o indicador mais cresce, na ordem dos 25%. No último ano, registaram-se no país 178,5 mil novas matrículas, mostram os dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

 

No que respeita ao grupo Volkswagen, Portugal segue a tendência comunitária. A SIVA – que representa as marcas do grupo alemão no país – anunciou ter vendido 31.435 carros em Portugal, assinalando um crescimento de 19% face ao ano anterior.

 

Todavia, e segundo os dados da portuguesa ACAP, o grupo registou uma quota de mercado de 18,5% em 2015, quando no ano anterior esse indicador se tinha aproximado dos 20%.

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