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Escândalo de emissões penaliza vendas da Volkswagen

A quota de mercado do grupo Volkswagen desceu para 24,3% em Janeiro de 2016. O quinto mês seguido de quebra para a marca alemã, que está ser penalizada pelo escândalo das emissões.

Bloomberg
16 de Fevereiro de 2016 às 13:06
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O grupo Volkswagen perdeu quota de mercado para outras fabricantes automóveis pelo quinto mês consecutivo, escreve a Bloomberg esta terça-feira, 16 de Fevereiro. A fabricante automóvel alemã representa agora 24,3% do total dos carros vendidos na Europa quando, em Janeiro de 2015, representava 25,6%.

 

Os cinco meses de queda de quota de mercado da marca alemã coincidem com o início do escândalo de emissões de gases poluentes revelado em Setembro de 2015. A Bloomberg refere que a maior fabricante automóvel da Europa continua a tentar reverter a crise que afecta o grupo desde que foi descoberto o escândalo.

Uma descida reforçada pelos números divulgados pela Associação Europeia de Construtores de Automóveis (ACEA). O relatório da ACEA diz que a venda de veículos da fabricante alemão registou um aumento de 0,8% em Janeiro, um resultado que foi afectado pela queda de 3,8% nas vendas dos automóveis da marca Volkswagen.

 

O crescimento das vendas do grupo no primeiro mês de 2016 deve-se, sobretudo, à Audi e à Skoda, marcas aumentaram a alienação em 13,7% e 5%, respectivamente. Numa análise por países, o cenário de queda nas vendas do grupo Volkswagen é mais visível na Alemanha (8,8%) e no Reino Unido (14%).

 

As fabricantes automóveis que mais aproveitaram a queda da gigante alemã foram Fiat Chrysler, o grupo Opel e a Ford Motor. As vendas europeias da Fiat Chrysler aumentaram 14,4% no último mês, enquanto a Opel aumentou as vendas em 12,2% e a Ford vendeu mais 11,4% relativamente a Janeiro de 2015.

Apesar do escândalo das emissões ter levantado suspeitas sobre muitas as marcas no mercado, além da Alemanha, a França foi dos países que mais importância dedicou ao tema, concretamente foi aberto um processo de investigação à Renault. Buscas que para já se revelaram infundadas. O presidente executivo da marca francesa, Carlos Ghosn, disse, recentemente, que a discrepância encontrada nas emissões poluentes é transversal a todo o sector. Explicações que terão agradado o mercado já que a Renault registou um crescimento de 0,7% em Janeiro face ao homólogo, segundo os dados da ACEA.

 

Também esta terça-feira, a ACEA revelou que as vendas de veículos de passageiros na Europa aumentaram em 6,2%. Já Portugal registou uma subida de 17,7% relativamente ao período homólogo.

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