Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volkswagen admite que escândalo do diesel causará dano “substancial e doloroso”

As autoridades alemãs alargaram as investigações. A Volkswagen reconhece os danos do escândalo de manipulação de emissões poluentes. O atraso na divulgação do caso deveu-se a uma tentativa de acordo com os EUA.

Bloomberg
08 de Março de 2016 às 13:37
  • ...

O escândalo de manipulação de emissões poluentes em carros diesel vai significar um dano financeiro "substancial e doloroso" para a Volkswagen. Quem o afirma é o CEO do grupo automóvel alemão, Matthias Müller (na foto), em declarações nesta terça-feira, 8 de Março.

Num encontro com trabalhadores em Wolfsburgo, o responsável, citado pela Reuters, especificou que demorará anos para dar cobro a todas as implicações deste escândalo que afecta os valores das emissões de óxido de azoto de 11 milhões de carros em todo o mundo. A Volkswagen já tinha colocado de parte 6,7 mil milhões de euros para cobrir os custos da chamada às oficinas destes automóveis.

Entretanto, soube-se esta terça-feira que as autoridades alemãs alargaram as suas investigações de seis a 17 funcionários da fabricante alemã. Nenhum deles é membro da administração.


O segundo maior accionista da Volkswagen, o estado da Baixa Saxónia - com uma posição de 20% -, espera mais "notícias desagradáveis" deste escândalo reconhecido pela empresa em Setembro de 2015 nos Estados Unidos da América (EUA). Numa semana, tornou-se num caso à escala global.


A Volkswagen já fez saber que o seu atraso em reconhecer o caso nos EUA se deveu a uma tentativa de chegar a acordo com as autoridades daquele país para limitar os custos do escândalo. Essa assunção tardia levou alguns accionistas a apresentar acções judiciais, justificando que a Volkswagen tinha sido muito lenta ao prestar informações sobre a manipulação que tinha levado a cabo.

Já o sindicato da Volkswagen admite que, na sequência do escândalo, a empresa pode ter de eliminar postos de trabalho nos Estados Unidos, assim como na Europa. Tudo ficará a depender do valor da multa a pagar pelo escândalo de manipulação, explica a Reuters.

A justiça norte-americana admite processar a Volkswagen até 46 mil milhões de dólares (cerca de 42 mil milhões de euros) por violação de leis ambientais. Ainda não está prevista nenhuma solução técnica para o meio milhão de carros afectados naquele país, depois do chumbo do regulador à primeira proposta.


A Volkswagen começou a chamar carros afectados às oficinas portuguesas em Fevereiro.

Os títulos do fabricante automóvel recuam 1,62% na bolsa de Frankfurt às 13:34, para os 115,25 euros.

Ver comentários
Saber mais Matthias Müller Volkswagen EUA crime lei e justiça automóvel diesel carros emissões poluição
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio