Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volkswagen arrisca coima de 13,3 mil milhões nos EUA

A associação de defesa dos consumidores exige uma compensação pelos vários anos de publicidade enganosa que promovia veículos movidos a "diesel limpo".

Bloomberg
Negócios 30 de Março de 2016 às 09:35
  • ...

A Volkswagen arrisca-se a enfrentar novas coimas nos Estados Unidos, depois de a principal associação de defesa dos consumidores do país ter entrado com uma acção judicial no âmbito do escândalo das emissões, revela o Financial Times.

 

A Comissão Federal do Comércio (FTC, na sigla original) reclama uma compensação para os consumidores que poderá chegar aos 15 mil milhões de dólares (cerca de 13,37 mil milhões de euros), de acordo com o processo aberto esta terça-feira, que tem como objectivo o reembolso de "dinheiros ilícitos".

 

A FTC alega que os clientes foram sistematicamente enganados ao longo de sete anos, com uma campanha publicitária que promovia veículos movidos a "diesel limpo".

 

Uma campanha que se revelou enganadora depois de, em Setembro do ano passado, a fabricante automóvel ter admitido que há 11 milhões de automóveis diesel da marca equipados os dispositivos fraudulentos que activam controlos de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.

 

Mesmo antes da acção judicial da FTC, os analistas do UBS previam que o escândalo poderia custar à empresa cerca de 38 mil milhões de dólares.

 

"Ainda não sabemos como é que isto se vai resolver", afirmou Edith Ramirez, presidente da FTC, em declarações ao Financial Times. "Há a possibilidade de conseguirmos chegar a um acordo com a Volkswagen que acreditamos que possa ser suficiente para compensar os consumidores que foram afectados".  

 

Em comunicado, a fabricante alemã confirmou que "recebeu a queixa" e continua a cooperar com todos os reguladores dos Estados Unidos. "A nossa maior prioridade é encontrar uma solução e recuperar a confiança dos nossos clientes e concessionários", acrescenta a empresa. 

Ver comentários
Saber mais Volkswagen Estados Unidos Comissão Federal do Comércio FTC automóvel crime lei e justiça economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio