Notícia
"Dieselgate" pode sacrificar dividendos da Volkswagen
A construtora envolvida no escândalo das emissões de gases nocivos distribuiu 2.300 milhões de euros aos accionistas no ano passado. Este ano, podem ficar sem ver "um cêntimo", diz fonte da empresa.
A Volkswagen pode vir a não distribuir dividendos relativos a 2015 aos seus accionistas devido aos custos com a resolução de conflitos emergentes do "dieselgate", o escândalo de manipulação de emissões de gases nocivos desencadeado pelas autoridades ambientais nos Estados Unidos.
De acordo com uma notícia de terça-feira da agência alemã DPA, citada pela Associated Press, ainda não há uma decisão tomada, mas "não há sinal de que os accionistas tenham sequer a esperança de receber um único cêntimo" em dividendos, noticiou a DPA citando um membro não identificado do comité de supervisão da empresa.
Já analistas contactados pela Bloomberg antevêem um cenário mais optimista – um corte de mais de metade no valor entregue por acção, que passaria para os 2,37 euros.
"Eles têm condições para suportar um pagamento aos accionistas", afirmou Sascha Gommel, do Commerzbank, à Bloomberg, notando no entanto que o valor será "substancialmente reduzido devido aos custos reflectidos até ao final do ano". No terceiro trimestre do ano passado, o construtor teve de colocar de lado 6.700 milhões de euros para fazer frente a custos com o "dieselgate" – entre processos judiciais e reparação de veículos afectados. Só nos EUA, a empresa arrisca uma coima que é duas vezes este valor.
À AFP, um porta-voz da empresa recusou comentar a notícia e remeteu para 28 de Abril, data em que a empresa deverá apresentar os seus resultados anuais - depois de em Fevereiro a divulgação ter sido adiada também em virtude do escândalo das emissões.
No caso de não haver pagamento, esta seria a primeira vez em seis anos que o fabricante automóvel de origem alemã deixaria por distribuir dividendos. No ano passado a Volkswagen remunerou os seus accionistas com uma distribuição de 2.300 milhões de euros, pagando 4,86 euros por acção preferencial e 4,8 por acção ordinária.
Os títulos da Volkswagen negoceiam pouco alterados às 13:22 em Frankfurt, somando 0,08% para 113,03 euros.