Notícia
Volkswagen pode vir a ter de limpar o que poluiu
Depois do escândalo de emissões de gases poluentes, a Volkswagen pode vir a ter de reverter o impacto ambiental que os seus veículos causaram.
Além de reparar mais de meio milhão de veículos envolvidos no escândalo de fraude nas emissões poluentes dos veículos do grupo Volkswagen, o grupo alemão pode vir a ter de reverter os efeitos das emissões poluentes no ambiente, diz esta segunda-feira, 22 de Fevereiro, a Bloomberg.
Vários grupos ambientais estão a pressionar as autoridades norte-americanas para fazerem a Volkswagen reparar os danos que os seus automóveis causaram ao ambiente.
Na prática, os grupos ambientais pedem que a Volkswagen crie infra-estruturas para produzir carros eléctricos, que pague multas avultadas e que limpe cinco vezes a quantidade de poluição produzida pelos automóveis fraudulentos.
Frank O’Donnell, presidente do grupo ambiental Clean Air Watch, diz mesmo que "as reparações ambientais devem ser tão grandes que a Volkswagen ou outras empresas nunca mais tentem fazer batota".
A Bloomberg escreve que já em 1990 a EPA (Environment Protection Agency) forçou a que as empresas fabricantes de camiões que falsificaram as emissões de gases investissem mil milhões de dólares (901 milhões de euros) em energias limpas, o que abriu um precedente para que as fabricantes automóveis não se ficassem por substituir os veículos afectados, reparando os danos ambientais provocados.