Notícia
Autoridades francesas lançam investigação às emissões da Volkswagen
As autoridades francesas deram início a uma investigação aos aparelhos que falsificavam os testes às emissões poluentes dos veículos Volkswagen.
O escândalo de emissões poluentes continua a fazer mossa à Volkswagen. Desta vez foi a justiça francesa que abriu uma investigação aos aparelhos que falsificavam as emissões dos veículos do grupo alemão, escreve a France-Presse esta terça-feira, 8 de Março.
A agência cita fontes judiciais não identificadas e diz que esta investigação foi aberta por investigadores de Paris e que tem a ver com os carros Volkswagen vendidos em França.
Esta investigação está a ser levada a cabo por três juízes de instrução e surge na sequência de um inquérito preliminar que ocorreu em Outubro. A 18 de Outubro, a polícia francesa fez buscas em dois escritórios da Volkswagen em Paris, tendo sido apreendido material informático.
Este é o pior escândalo da história do grupo automóvel alemão. A Volkswagen admitiu ter instalado dispositivos capazes de manipular os níveis de emissões poluentes em 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo. Só em França há quase um milhão de carros afectados.
Nathalie Homobono, líder do departamento de combate à fraude, disse na segunda-feira, 7 de Março, que os investigadores já tinham chegado à conclusão que a Volkswagen tinha forjado os resultados "com intenção".
Também esta terça-feira, a Volkswagen reconheceu que os danos do escândalo de manipulação de emissões poluentes terá consequências "substanciais e dolorosas" para o grupo. Entretanto, também se soube que as autoridades alemãs alargaram as suas investigações de seis a 17 funcionários da fabricante alemã. Nenhum deles é membro da administração.