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Volkswagen já começou a chamar carros às oficinas portuguesas
A operação deveria ter arrancado ainda em Janeiro mas faltava a autorização do regulador alemão. O primeiro modelo a ir às oficinas devido ao escândalo de emissões é o Amarok. A reparação dura menos de meia hora.
A chamada às oficinas dos carros afectados pelo escândalo Volkswagen já arrancou em Portugal. A informação foi confirmada pela importadora Siva esta quarta-feira, 3 de Fevereiro.
O caso Volkswagen foi descoberto em Setembro de 2015, mês em que o grupo alemão admitiu ter instalado "software" dos níveis de emissões de óxido de azoto em 11 milhões de carros em todo o mundo.
Em Portugal são 125 mil afectados, entre modelos da Volkswagen, Audi, Skoda e Seat. A correcção deveria ter arrancado no final de Janeiro mas esperava a "luz verde" do regulador alemão para o seu início. Na última semana desse mês, a Siva garantiu ao Negócios que as oficinas portuguesas estavam "preparadas" para iniciar as correcções.
O primeiro modelo a ir às oficinas "a partir de agora" é o Amarok, com motores 2.0 litros, para que seja feita uma actualização do "software" fraudulento. A operação deverá levar pouco menos de meia hora.
Os proprietários dos restantes modelos "serão informados de forma faseada, de acordo com a disponibilidade da solução técnica para o seu veículo", referiu a importadora. Serão alvo da intervenção todas as viaturas afectadas com matrícula portuguesa bem como os veículos importados usados.
Quando tenho de levar o carro à oficina? Motores 2.0 litros: serão os primeiros a ser chamados às oficinas, no primeiro trimestre de 2016, para uma actualização do "software" que manipula as emissões de NOx.
Motores 1.2 litros: aqui também se dará uma actualização do "software", mas já no segundo trimestre.
Motores 1.6 litros: são as últimas a ir às oficinas, a partir do terceiro0 trimestre, para a instalação de um estabilizador de fluxo, além da actualização do "software".