Notícia
Volkswagen espera voltar aos mercados de dívida no próximo mês
O fabricante automóvel deverá regressar às emissões de dívida já em Maio para angariar verbas que substituam o empréstimo bancário que contraiu depois do escândalo de emissões poluentes.
O grupo alemão Volkswagen quer voltar aos mercados de dívida já no próximo mês, avança a Reuters esta segunda-feira, 11 de Abril, citando fontes próximas do processo, que não identifica.
A agência escreve que a marca quer angariar fundos para cobrir o empréstimo de 20 mil milhões de euros contraído depois do escândalo de emissões poluentes em que a fabricante automóvel esteve envolvida.
A Volkswagen está fora dos mercados de dívida desde Setembro, altura em que o grupo admitiu ter falsificado os testes de emissões de gases poluentes em milhões de carros. A Reuters diz que os investidores não têm reagido bem à incerteza sobre os custos do escândalo, que poderá ser de milhares de milhões de euros em multas, reparação de veículos e processos judiciais.
Esta incerteza fez com que o grupo alemão ficasse dependente do empréstimo acordado com a banca em Dezembro.
O grupo deverá apresentar mais detalhes sobre os custos do escândalo quando apresentar os resultados anuais, a 28 de Abril. "A Volkswagen tem falado com os bancos e a primeira informação pode ser apresentada depois da publicação [dos resultados anuais]", referiu uma das fontes à Reuters.
"Os números [estimativa dos custos do escândalo] vão permitir que os investidores façam as suas contas", disse outra fonte à agência.
Os reguladores norte-americanos e a Volkswagen estabeleceram o dia 21 de Abril como data limite para o grupo alemão solucionar os problemas que afectam mais de 600 mil carros afectados nos Estados Unidos. Esta será uma data-chave para a fabricante automóvel alemã perceber as dimensões do escândalo.