Notícia
Volkswagen continua a perder quota de mercado na Europa
A construtora alemã baixou a sua quota de mercado pelo sexto mês seguido, continuando a ser penalizada pelo escândalo das emissões, mostram dados da associação do sector automóvel.
A Volkswagen viu a sua quota de mercado na Europa baixar para 24% em Fevereiro, menos meio ponto percentual do que no mês anterior.
De acordo com os dados revelados esta quarta-feira, 16 de Março pela associação automóvel do sector, a ACEA, este foi já o sexto mês consecutivo de descida de quota de mercado da construtora automóvel germânica, que continua assim a ser castigada pelo escândalo das emissões.
Nos primeiros dois meses deste ano a quota da Volkswagen era de 24,1%, o que compara com os 25,4% registados no mesmo período do ano passado. Ainda assim a construtora alemã conseguiu aumentar as vendas (+4,5% para 510.583 unidades), embora a um ritmo bem inferior ao do mercado.
As vendas de automóveis de passageiros na Europa aumentaram 10,1% para 2,11 milhões de unidades nos primeiros dois meses do ano, sendo que Fevereiro foi o 30º mês consecutivo de alta nas vendas.
As marcas do Grupo Fiat (18,7%), a Ford (+15,1%) e a PSA (+8,5%) foram as que mais mercado conquistaram à Volkswagen, que apesar do menor crescimento continua a liderar o mercado europeu.
Portugal entre os países que mais crescem
De acordo com os mesmos dados da ACEA, foram vários os países europeus com crescimentos de dois dígitos nas vendas nos dois primeiros meses do ano.
Portugal foi um deles, com as vendas de automóveis de passageiros a aumentarem 22,3% para 26.147 unidades. Com um crescimento acima do registado em Portugal encontram-se vários países, como Chipre (47,2%), Irlanda (34,5%) e Itália (22,6%).