Notícia
Venda de automóveis aumenta 23,4% em Fevereiro
Nos primeiros dois meses do ano foram vendidos em Portugal mais de 37 mil veículos, o que potenciou o mercado automóvel para um crescimento superior a 20% face ao mesmo período de 2015.
Segundo um comunicado divulgado esta terça-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), a venda de automóveis aumentou 23,4% em Fevereiro deste ano, comparativamente ao mesmo mês de 2015. No conjunto dos primeiros dois meses do ano foram vendidos 37.124 veículos em 2016, mais 20,2% do que no período homólogo.
No total, foram comercializados em Fevereiro deste ano 18.025 veículos ligeiros de passageiros, mais 26% do que em Fevereiro de 2015. No acumulado dos dois primeiros meses do ano a variação homóloga é de 22,3%, tendo sido vendidos entre Janeiro e Fevereiro deste ano 31.947 veículos deste segmento.
A variação é significativamente inferior no que diz respeito aos veículos comerciais ligeiros, tendo-se vendidas no total 2.211 viaturas em Fevereiro (+ 3,2% do que no período homólogo) e 4.247 no conjunto dos dois primeiros meses de 2016 (+4,3%).
Isto significa que no segmento ligeiro (passageiros e comerciais) venderam-se no total 20.236 carros em Fevereiro e 36.214 entre Janeiro e Fevereiro, o que corresponde a uma variação positiva face a 2015 de 23% e 19,8%, respectivamente.
No que diz respeito aos veículos pesados, no total comercializaram-se 404 viaturas em Fevereiro de 2016, ou seja, mais 48% do que no mesmo período do ano passado; e 910 viaturas no conjunto dos dois primeiros meses do ano, o que corresponde a uma variação homóloga positiva de 36,2%.
No conjunto do mercado, ou seja, considerando todos os veículos ligeiros e pesados comercializados, foram vendidas em Fevereiro 20.640 viaturas, mais 23,4% do que no mesmo mês de 2015.
No segmento ligeiro (comerciais e passageiros) a marca mais vendida é a Renault, com 2.669 unidades comercializadas em Fevereiro de 2016 e 4.183 no conjunto dos dois primeiros meses do ano, o que corresponde a um aumento de 22,2% e de 17,6% face ao período homólogo, respectivamente.
Segue-se a Peugeot, com 2.114 veículos vendidos em Fevereiro e 3.761 quando adicionadas as vendas de Janeiro, o que significa um aumento de 17,8% e de 14,2% face ao mesmo período do ano passado.
Já da marca Volkswagen, apesar da polémica sobre as emissões poluentes, foram vendidas 1.615 viaturas em Fevereiro (mais 7,8% do que no mesmo período do ano passado) e 2.988 unidades nos primeiros dois meses de 2016 (mais 11,2% do que no período homólogo). Este mês arrancaram em Portugal as chamadas à oficina de viaturas da Volkswagen.
No que concerne os veículos pesados, as marcas que mais venderam em Fevereiro foram a Iveco (73 unidades, o que corresponde a uma variação homóloga de 10,6%), a Scania (47 viaturas, o que corresponde a uma variação de 34,3%) e a MAN (66 veículos, o que reflecte uma variação homóloga de 112,9%).
Se considerado o total de veículos vendidos em Janeiro e Fevereiro, a liderança mantém-se, com 199 veículos vendidos da Iveco este ano (+47,4%), 138 viaturas comercializada da marca Scania (+38%) e 138 viaturas da MAN (mais 102,9%).