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Audi e Volkswagen lançam campanhas "loucas" antes de subir o imposto automóvel

As marcas estão a acenar aos clientes com o agravamento do ISV, que entrará em vigor nas próximas semanas e que penalizará a maior parte dos modelos.

Automóveis Audi novos, produzidos pelo grupo Volkswagen, em exposição numa torre de vidro no salão automóvel da Audi em Berlim, na Alemanha.
Bloomberg
09 de Março de 2016 às 20:07
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A Audi e a Volkswagen lançaram esta semana duas campanhas promocionais em que seduzem os clientes para anteciparem a compra de automóvel e evitar assim o forte aumento do imposto sobre veículos (ISV) previsto no Orçamento do Estado para 2016, que deverá entrar em vigor no início de Abril.

 

A Vokswagen, a terceira marca que em Fevereiro mais carros vendeu em Portugal, tem a decorrer uma "Crazy Week" (semana louca) de 7 a 14 de Março, em que faz um apelo directo aos consumidores. "Aproveite os preços com o ISV actual". Além disso, a marca alemã acena ainda com uma oferta mais generosa na troca pelo carro usado e uma campanha de financiamento na compra de alguns modelos.

 

Também a Expocar arrancou esta quarta-feira, 9 de Março, com uma iniciativa agressiva de marketing e comunicação em que promete vender "o seu Audi antes do aumento do imposto automóvel", anunciado assim para os concessionários localizados no Centro de Congressos de Lisboa e de Leça da Palmeira, no concelho de Matosinhos.

 

"Não é uma Black Friday, são cinco", anuncia a empresa que incorpora as várias concessões desta marca pertencentes ao grupo SAG, um dos maiores do país na distribuição e comercialização automóvel. A alusão é feita a uma tradição importada e que ainda está a dar os primeiros passos em Portugal; a promessa é de cinco dias com mais de 200 viaturas "com preços e condições de financiamento exclusivas e ainda sem o valor do novo imposto automóvel".

 

Estas campanhas surgem numa altura em que, como o Negócios noticiou há dias, tem havido uma procura e uma movimentação acima do habitual nos stands, com os consumidores a tentarem antecipar a compra de carro e escapar assim ao aumento do ISV inscrito na proposta orçamental entregue a 5 de Fevereiro e que previa uma actualização em 3% na componente cilindrada e entre 10% e 20% na ambiental.

Impacto na estatística e no Parlamento

 

Em Fevereiro, a venda de automóveis (ligeiros e pesados) disparou 23,4% face ao mês homólogo, num total de 20.640 viaturas, segundo os dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). O secretário-geral, Hélder Barata Pedro, disse ao Negócios que esta progressão "já terá algum efeito" da resposta ao aumento do ISV, garantindo que a tendência "irá verificar-se" em Março.

 

Na discussão do Orçamento do Estado na especialidade, o PS avançou entretanto com uma proposta de alteração que revê a tabela para o cálculo da componente de CO2 dos veículos a gasolina, que traz um ligeiro alívio para os modelos de baixa cilindrada mas custa mais nos carros mais potentes, como demonstram as simulações já realizadas.

 

O Governo liderado por António Costa estima recolher 660,6 milhões de euros com o ISV, contando com o aumento da taxa e confiando na "tendência expectável de recuperação na venda de veículos automóveis, acompanhando a tendência verificada neste imposto em 2015". Ao novo valor do ISV ainda é aplicado o IVA a 23%, reforçando assim ainda mais a receita fiscal para o Estado.

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