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SAG reduz perdas em 93% no semestre

Grupo dono da SIVA, importadora da marca Volkswagen em Portugal, registou crescimento das vendas de 4% até Junho. Só as da Audi recuaram.

24 de Agosto de 2016 às 18:30
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A SAG Gest – Soluções Automóvel Globais SGPS terminou o primeiro semestre de 2016 com um resultado líquido, após interesses minoritários, negativo em 296 mil euros, anunciou esta quarta-feira, 24 de Agosto, a "holding".

Tal compara com 4,36 milhões de euros de prejuízos um ano antes, o que representa uma melhoria de 93,2% em termos homólogos. No primeiro semestre de 2015 a companhia ainda detinha a brasileira Unidas (e foi um "período onde os resultados positivos da Unidas ainda contribuíram com 1,7 milhões de euros"), mas não tinha recebido o reforço de capital efectuado em Dezembro último pelo grupo de controlo accionista SGC, de João Pereira Coutinho (na foto).

Entre Janeiro e Junho de 2016 e o período homólogo de 2015, o EBITDA (ou resultados antes de juros, impostos, amortização e depreciação) cresceu 15,5%, para 10,21 milhões de euros, com o EBIT a avançar 21,3%, para 9,28 milhões de euros.

A operação de capitalização da SAG Gest realizada em Dezembro de 2015 levou a que "o custo financeiro líquido" tenha apresentado "uma significativa redução de cerca de 4,7 milhões de euros em relação ao valor do primeiro semestre" do ano passado, contextualiza a gestão.

Vendas de VW crescem 3,3%

No primeiro semestre, o grupo de comércio automóvel obteve um volume de negócios de 322,3 milhões de euros, um crescimento consolidado de 4% - 4,1% nas vendas e 3,9% na prestação de serviços.

Nas marcas representadas pela SIVA, o volume de viaturas vendidas atingiu as 17.919 unidades, mais 1% do que no período homólogo de 2015, fechando a companhia o mês de Junho com uma quota de 13,2%. A administração da empresa explica, no comunicado emitido ao mercado após o fecho da bolsa, que tal desempenho representa "uma redução de 2,2%" em relação à quota da SIVA obtida um ano antes, "devido à estratégia de não acompanhamento do forte ritmo de crescimento do mercado ‘rent-a-car’".

A SIVA vendeu 10.039 veículos de passageiros e 1.176 veículos comerciais da marca Volkswagen, o que representa crescimentos de 3,3% e 2,1%, respectivamente, face ao primeiro semestre do ano passado. Nos veículos de passageiros VW a quota da SIVA recuou 1,2 pontos percentuais, para 8,5%.

Na marca Audi, a SIVA registou uma descida de 3,7%, para 4.933 veículos, "fruto de um ciclo produtivo que se encontra em grande renovação e face a uma elevada actividade concorrencial", justifica a gestão na mesma comunicação.

Finalmente, na marca Skoda, a distribuidora automóvel vendeu mais 2,1% face ao semestre terminado em Junho de 2015, para 1.176 unidades.

No retalho, as concessões Soauto – que inclui a Soauto, a Loures Automóveis, a Rolporto e Rolvia – foram responsáveis por 2.258 unidades novas das marcas Volkswagen (ligeiros de passageiros e comerciais), Audi e Skoda, um crescimento homólogo de 2,4%.

Pior desempenho tiveram as vendas de carros usados pelas mesmas concessões, que recuaram 5,9%, para 949 unidades.

O EBITDA ("geração operacional de caixa") registou um aumento de 12,9% na área da distribuição e uma subida de 62% na área de retalho automóvel, para 1,9 milhões de euros.

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